Quimatic Tapmatic > Motivos para substituir o uso de querosene e outros solventes agressivos por desengraxantes industriais à base d’água alcalinos

Motivos para substituir o uso de querosene e outros solventes agressivos por desengraxantes industriais à base d’água alcalinos

Vale a pena usar desengraxantes à base de solventes como querosene, gasolina, aguarrás, hidrocarbonetos, solventes clorados, entre outros?Esta é uma pergunta interessante que todo usuário de desengraxante deveria se fazer e que para se obter uma resposta é necessário antes avaliar algumas características de tais produtos.

Desengraxantes à base de solventes

desengraxantes não inflamáveis

Produtos inflamáveis

Os desengraxantes a base de solvente são na grande maioria inflamáveis! Portanto existe grande risco de incêndio (ou explosão) na sua utilização!

 

 

Dermatite causada pelo uso de desengraxantes à base de solventes agressivos ao operador

Risco à saúde

Solventes orgânicos quando usados sem os devidos EPIs ou em ambientes confinados são prejudiciais à saúde do operador

 

 

peça desengraxada com resíduo de solvente - querosene

Desengraxantes à base de solventes não desengraxam

A peça limpa com tais desengraxantes na verdade ficam limpas, mas não ficam desengraxadas, pois tais solventes não evaporam totalmente e deixam um resíduo oleoso sobre a peça (basta jogar água sobre a peça para ver que ela não está totalmente desengordurada).

 

 

desengraxante ecológico

Risco ao meio ambiente

Geralmente tais solventes não são biodegradáveis, o que dificulta sobremaneira o descarte após a utilização.

Por tudo isso é que é muito mais vantajosa à utilização de desengraxantes a base de água alcalinos. Confira os diferenciais:

Desengraxantes industriais à base de água – Alcalinos

lançamento do novo desengraxante Quimatic ED SOLV

– Não são inflamáveis.

– Não são tóxicos e não prejudicam o usuário.

– Desengraxam efetivamente a peça, que fica totalmente desengordurada.- São ecológicos e biodegradáveis o que facilita muito o descarte.- A gordura separa do produto por flotação, permitindo a reutilização por diversas vezes.

– Além de ser base água estes desengraxantes também podem ser diluídos com água o que reduz bastante o custo da operação.

Por tudo isso, na próxima vez que você precisar comprar um desengraxante, pense seriamente em trocar o de base de solvente por um à base de água.

 

5 respostas para “Motivos para substituir o uso de querosene e outros solventes agressivos por desengraxantes industriais à base d’água alcalinos”

  1. Caio Suander disse:

    Uso um produto igual o seu, ou aparentemente com a mesma formula. Lavo maquinas florestais, e o produto não tira toda a graxa, preciso passar óleo com sabão pra retirar. Qual a diferença do seu produto para os outros?

    • Olá, Caio! Agradecemos pelo sua consulta neste artigo!

      Nós imaginamos qual seja o seu problema, pois também fabricamos lubrificantes e protetivos para proteção de máquinas florestais.
      Protetivo Agro: http://www.quimatic.com.br/produtos/protetivos-lubrificantes/protetivo-agro/

      De acordo com o que foi informado no próprio artigo sobre Desengraxantes e solventes, concluímos que o desengraxante é uma solução que pode fazer a limpeza, mas com foco na preocupação da saúde de quem utiliza o produto e com a preocupação com o meio ambiente.

      Existem lubrificantes e graxas de alta adesão e resistência à remoção até por chuvas. Neste caso, quando você diz que utiliza um óleo, significa que você utiliza um solvente. Ele se torna uma opção quando você precisa de mais desempenho e agilidade para a limpeza sem se preocupar tanto com a questão do meio ambiente e com a agressão do produto em contato com quem o opera.

      De qualquer forma, ainda sugiro que você faça um teste com o nosso Desengraxante ED SOLV para comparação com os métodos que você utiliza hoje.
      ED SOLV: http://www.quimatic.com.br/produtos/desengraxantes-industriais/quimatic-ed-solv/

      Conte conosco para mais informações!

      Um abraço!

      Bruno Lima
      Equipe Técnica Quimatic Tapmatic

  2. sandro gonçalves disse:

    Boa tarde, utilizo o querosene para aquecer água em uma central de lavagem, porém o uso foi proibido, e o equipamento encontra-se inutilizado.

    Existe algum produto semelhante ao querosene ?

    Motivo da proibição : Ponto de fulgor baixo.

    • Boa tarde, Sandro!

      Nós não fornecemos um produto para aquecimento da central de lavagem, mas temos sim um produto desengraxante de uso industrial para lavagem de peças metálicas capaz de remover graxa, oleosidade e carbonização. Mantenha contato conosco para mais informações sobre o desengraxante QUIMATIC ED SOLV.

  3. Gustavo disse:

    Por gentileza qual expessante devo usar para transformar o querosene em gel….para depois adicionar o oleo de silicone 1000 e fazer o silicone gel a base de querose sem adiocionar água.
    Aguardo retorno.

Deixe uma resposta

Atendimento on-line
Copyright © 2011-2017 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade