Quimatic Tapmatic > Leitura obrigatória: Por que substituir o uso de querosene por desengraxantes industriais à base d’água alcalinos?

Leitura obrigatória: Por que substituir o uso de querosene por desengraxantes industriais à base d’água alcalinos?

Mas vale a pena usar estes produtos tóxicos como desengraxante? A resposta é um absoluto NÃO, pois estas substâncias trazem um grande risco para a segurança dos ambientes de trabalho e para os usuários.

O correto é substituir o querosene e outros solventes tóxicos pelo desengraxante à base de água alcalino. O desengraxante alcalino industrial é altamente seguro por ser ecologicamente correto, biodegradável (se decompõe facilmente na natureza) e não inflamável. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

Atenção aos 4 principais riscos dos solventes à base de petróleo

Querosene, gasolina, thinner, aguarrás e outros solventes à base de petróleo não são ideais para o uso no desengraxe. O motivo é que estes produtos trazem uma série de perigos durante o manuseio.

Confira quais são estes riscos:

1- Alta inflamabilidade

Os solventes à base de petróleo são inflamáveis e são um grande risco em sua utilização! A inflamabilidade destes produto não é restrita apenas à forma líquida. São os vapores tóxicos, liberados durante o uso dos solventes, que deixam os ambientes vulneráveis ao fogo e explosão.

2- Riscos à saúde

Solventes à base de petróleo, quando usados sem os devidos EPIs ou em ambientes fechados, são prejudiciais à saúde do operador. Entre outros riscos, podem causar irritações à pele e danos ao sistema respiratório.

3- Agressão ao meio ambiente

Querosene, gasolina, thinner, aguarrás, entre outros solventes à base de petróleo, não são biodegradáveis, o que dificulta bastante o descarte após a utilização.

4- Não desengraxam bem

A peça limpa com solventes à base de petróleo não fica realmente desengraxada. O motivo é que estes solventes também são uma espécie de gordura não solúvel em água. Assim, não evaporam totalmente e deixam um resíduo oleoso sobre a superfície. Quer comprovar? Basta jogar água sobre a área “desengraxada” por estes solventes para perceber que o líquido forma gotas e não escorre livremente.

Solução em destaque no mercado: Desengraxantes industriais à base de água – Alcalinos

Para garantir um desengraxe altamente eficiente, seguro, ecologicamente correto e ainda com vantajosa relação custo-benefício, o ideal é utilizar desengraxantes à base de água alcalinos na manutenção industrial.

Este é o caso do desengraxante alcalino Quimatic ED SOLV, da Quimatic Tapmatic, voltado para a remoção de graxa, gordura e sujeiras pesadas de peças, equipamentos, máquinas, pisos e estruturas metálicas em geral. O desengraxante biodegradável oferece uma série de vantagens devido a sua fórmula exclusiva.

 

Conheça as principais características do Quimatic ED SOLV :

  • Tem alto poder de desengraxe devido a sua potente combinação de solventes naturais.
  • Não é inflamável
  • É à base de água e, portanto, não tóxico (não prejudica a saúde do usuário)
  • Ecológico e biodegradável, o que facilita muito o processo de descarte.
  • É alcalino porque possui elevado pH (Potencial de Hidrogênio), ou seja, tem pouco hidrogênio livre e, portanto, não agride, desgasta ou corrói as superfícies a serem limpas.
  • Atende às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
  • Fórmula concentrada e de alto rendimento (pode ser diluído em água na proporção até 1:100)
  • Pode ser reutilizado várias vezes no caso de uso em tanques: basta remover a gordura que tende a flotar (se concentrar na superfície durante a limpeza de peças) e o desengraxante estará pronto para um novo uso
  • Garante alta segurança durante o uso, com ótima relação custo-benefício.

limpeza pesada motor com desengraxante alcalino quimatic ed solv

 

Não fique com dúvidas! Confira as perguntas mais frequentes:

01- Para que serve o desengraxante?

O desengraxante industrial é um produto ideal para desengraxar peças e estruturas metálicas, pisos, veículos, etc. Ao contrário de produtos de limpeza comuns, a solução remove totalmente gorduras e graxas. É importante tomar cuidado com a escolha das soluções utilizadas no desengraxe. Querosene, aguarrás e outros solventes à base de petróleo não devem ser usados porque são inflamáveis e fazem mal à saúde dos usuários. Prefira os desengraxantes à base de água que são ecologicamente corretos, biodegradáveis e não inflamáveis, como o desengraxante alcalino Quimatic ED SOLV.

02- O que é melhor, desengraxante, thinner, querosene ou aguarrás?

Em qualquer local onde for feito o desengraxe, a segurança deve ser a preocupação número 1 da empresa ou usuário.

Por isso que não dá nem para pensar em usar thinner, querosene e aguarrás (e qualquer outro solvente à base de petróleo) nos trabalhos de limpeza e desengraxe. Estas soluções são tóxicas para o usuário e inflamáveis, ou seja, podem causar incêndios e explosões.

O melhor é fazer o desengraxe com um produto seguro e ecologicamente correto, como é o caso do desengraxante biodegradável à base de água Quimatic ED SOLV, que é altamente eficaz e não traz riscos para a empresa, usuário e meio ambiente.

03- Qual o melhor desengraxante para motor?

A segurança é um ponto de extrema importância no desengraxe do motor de máquinas ou veículos. Por isso, solventes à base de petróleo (querosene, aguarrás, entre outros) não devem ser utilizados, pois trazem risco de provocar incêndio ou explosão.

O desengraxante industrial à base de água Quimatic ED SOLV é uma ótima opção para o trabalho, pois é ecologicamente correto, biodegradável e não inflamável. Após o desengraxe, é importante esperar que o motor esteja totalmente seco para religá-lo. Outra alternativa é utilizar o Desengraxante Dielétrico Quimatic, que não propaga corrente elétrica.

04- Desengraxante à base de água é ideal para bike e moto?

O desengraxante à base de água é ideal para a remoção eficaz de sujeiras pesadas e graxas. Por este motivo, é uma ótima solução para a limpeza de bikes e motos, garantindo um desengraxe eficaz de todas as peças, como correntes, corpo metálico, escapamento da moto, etc.

Por se tratar de uma solução alcalina, o produto é biodegradável, ecologicamente correto e não inflamável. Lembre-se de jamais fazer esta limpeza com solventes à base de petróleo, como querosene, thinner e aguarrás, pois estas substâncias podem provocar incêndio e explosão, além de seus vapores fazerem mal à saúde do usuário.

05- Desengraxante industrial à base de água é bom para a limpeza de piso?

O desengraxante à base de água é uma ótima solução para a limpeza pesada de pisos de concreto, cerâmica e metal. Ao contrário de produtos de limpeza comuns, o desengraxante industrial e biodegradável remove totalmente graxa e gordura.

O Quimatic ED SOLV, da Quimatic Tapmatic, por exemplo, destaca-se por contar com fórmula concentrada com alto poder de desengraxe, que pode ser diluída na proporção de até 1:100, o que garante uma ótima relação custo-benefício. A solução também é ecologicamente correta, biodegradável e não inflamável.

06- Qual desengraxante usar para a limpeza de peças?

O desengraxante alcalino à base de água Quimatic ED SOLV é uma ótima solução para a limpeza de peças. Além de ser um produto com alto poder de desengraxe e que não faz mal para o meio ambiente e usuário, a solução destaca-se por não ser inflamável e contar com alto rendimento. No caso do banho das peças por imersão, o desengraxante do tanque pode ser reutilizado diversas vezes, pois a tendência é que a sujeira suba para a superfície, facilitando sua retirada do líquido. Outra vantagem é a alta diluição do produto em água, na proporção até 1:100, uma garantia de economia e alto rendimento da solução.

Veja também:

5 aplicações que comprovam a eficácia do desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV na indústria

 

Vídeo: o que são desengraxantes alcalinos e quais os seus benefícios para a indústria.

 


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade