Quimatic Tapmatic > Lubrificantes para Cabos de Aço

Lubrificantes para Cabos de Aço

A Revista Lubgrax abre espaço para uma matéria sobre Lubrificantes para cabos de aço onde o Sr. Marcos Pacheco, Engenheiro Químico da Quimatic Tapmatic fala sobre as características destes lubrificantes e a quais funções os mesmos devem atender.

A Quimatic Tapmatic também explica a importância do uso do Quimatic 20, um lubrificante em spray de alta penetração que protege inclusive a parte interna do cabo de aço.

Confira a matéria completa em: Revista Lubgrax – Lubrificantes para cabos de aço

 

Manutenção dos Cabos de Aço

Mediante ao perigo de romper cabos, especialmente, posicionados em refinarias, em guindastes de portos e bondinhos como, por exemplo, no famosos Bondinho do Pão de Açúcar, deve se lubrificar para que uma eventual atividade feita em processo seja segura. Caso não ocorra a manutenção de maneira correta, isso complicará em um problema que mais tarde poderá acarretar em acidentes.

Quando o cabo é montado – os fios são trançados para fazer o cabo de aço – uma graxa é inserida no processo para a realização de uma lubrificação interna. E neste processo tais tensões podem levar a ruptura dos fios internos do cabo de aço, comprometendo a toda a sua resistência.

quimatic20Para que isto não ocorra a Quimatic Tapmatic conta com o Quimatic 20 – Super Lubrificante Industrial HD, pelo fato de ser líquido em spray, este produto ao ser aplicado no cabo de aço tem alta penetração na parte interna do cabo de aço. também conta com a função de tixotropia, ou seja, propriedade de aumentar a viscosidade quando em repouso, se mantém no interior do cabo de aço lubrificando por longo tempo os fios internos, o que é muito difícil de ser conseguido em uma manutenção apenas com graxa. isto é devido a presença de alta viscosidade que possui essa graxa especial.

 

 

3 respostas para “Lubrificantes para Cabos de Aço”

  1. BENEVALDO disse:

    Bom dia!
    gostaria de saber se esse produto pode ser usado em cabos de aço para tifor; Se o seu uso não causaria prejuízo à aderecia do tifor.

    • Sr. Benevaldo, agradecemos pela sua consulta!

      Realmente neste caso devemos tomar cuidado no processo de lubrificação do cabo de aço, pois se houver resíduo de lubrificante na parte externa do cabo de aço, o travamento e movimentação do cabo de aço utilizando o tifor pode ser prejudicada.

  2. Ricardo Magno disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber se esse lubrificante pode ser utilizado em cabos de aço (área naval) que trabalham continuamente na água do mar. Agradeço a compreensão desde já.

Deixe uma resposta

Atendimento on-line
Copyright © 2011-2017 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade