Quimatic Tapmatic > Veja como limpar contatos elétricos e garantir a segurança de instalações e equipamentos!

Veja como limpar contatos elétricos e garantir a segurança de instalações e equipamentos!

Você sabia que a limpeza de contatos elétricos pode aumentar a eficácia dos equipamentos ligados à rede e ainda reduzir a conta de energia elétrica?

A explicação é que com os contatos limpos, a energia elétrica flui de forma mais eficaz por toda a instalação, faz com que a corrente chegue na potência certa aos aparelhos e evita desperdícios com a perda de energia.

Mas como limpar contatos elétricos com praticidade e segurança? A resposta está no uso de produtos spray para limpeza de contatos elétricos.

O aerossol para a limpeza de contato elétrico é indicado para: 

    • Instalações elétricas industriais
    • Quadro de distribuição elétrica residencial
    • Computadores (PCs)
    • Impressoras 
    • Equipamentos de telefonia
    • Circuitos impressos
    • Interruptores
    • Caixas de fusíveis
    • Componentes elétricos de automóveis
    • Aparelhos de som e TV
  •  Indústria eletroeletrônica em geral, entre outros.

…E mantém as instalações livres de: 

    • Poeira
    • Teias de aranha
    • Fiapos de algodão
    • Óleo e sujeira
    • Fluxo de solda
  • Umidade

O uso do Limpa Contato Elétrico

Impurezas nas instalações elétricas dificultam a passagem de corrente elétrica, geram calor e aquecimento nas instalações. Como consequência, eletrodutos e acessórios de instalações elétricas perdem desempenho, superaquecem e pode gerar curtos-circuitos, faíscas e até chamas.

Para garantir uma limpeza eficaz e segura, a Quimatic Tapmatic desenvolveu a linha Limpa Contato Elétrico aerossol em duas versões: Ação Imediata e Não Inflamável. Ambas as soluções possuem agente antiestático (não atraem poeira), permitindo que a superfície fique limpa por mais tempo, e não deixam resíduos sobre os contatos, o que evita o risco de incêndio ou explosão quando a energia é restabelecida.

Disponíveis em embalagem aerossol de 300 ml, as soluções são isentas de CFCs (Cloro Fluor Carbonos) e assim não causam danos à camada de ozônio. Os produtos também não agridem as superfícies, podendo ser aplicados em instalações e equipamentos que contenham plástico, borracha, acrílico, pvc, metal, vidro, tinta, isolamentos, entre outros materiais.

Conheça em mais detalhes as soluções:

Limpa contato elétrico de ação imediata

O Limpa Contato Elétrico de Ação Imediata é um produto destinado à limpeza de contatos elétricos que não estejam energizados. O produto aerossol possui ação rápida e eficaz para a limpeza das mais diversas sujidades sem deixar resíduos sobre o contato após a aplicação.

A evaporação do produto é mais rápida e acontece de forma mais controlada que a de outras soluções do gênero. Isso porque o propelente do limpador também é um solvente (em vez de gás carbônico). Assim, o produto proporciona melhor desempenho na limpeza e evita a condensação de umidade sobre o contato (que pode gerar corrosão) em função do menor resfriamento da superfície durante a aplicação.

Para usar o limpador, basta desligar a instalação elétrica e direcionar o jato aerossol para o local a ser limpo. O produto remove imediatamente as sujeiras. É preciso esperar a secagem completa do produto antes de voltar a ligar a corrente elétrica.

limpa contato elétrico não inflamável

O Limpa Contato Elétrico Não Inflamável possui a mesma rapidez e eficácia na limpeza de componentes elétricos que a versão Ação Imediata. A diferença é que o Não Inflamável oferece uma segurança extra, pois não propaga chama em equipamentos ligados a uma tensão de até 2000 Volts.

Isso significa que, mesmo com a energia religada antes da evaporação total do produto, não haverá o risco de curto-circuito, chama ou explosão se a tensão for de até 2000 Volts. A solução é altamente utilizada no ambiente industrial, que precisa de máxima garantia de praticidade e segurança.

Para conhecer mais sobre a linha de Manutenção Elétrica da Quimatic Tapmatic, clique aqui.

Algumas das dúvidas mais frequentes sobre o tema:

 

Preciso mesmo limpar as conexões elétricas?

Sim, pois o acúmulo de poeira, óleo e outras sujeiras irá dificultar a passagem da corrente elétrica. Entre outros danos, este bloqueio causar menor eficácia aos equipamentos ligados à energia, superaquecimento da instalação com risco de acidentes, além de aumento da conta de energia.

 

Que equipamentos e instalações são compatíveis com o Limpa Contato Elétrico?

Qualquer instalação elétrica, equipamento, máquina e motor podem ser limpos com o Limpa Contato Elétrico nas versões Ação Imediata e Não Inflamável. Basta direcionar o aerossol para a área a ser limpa e aguardar a ação do produto. O limpador irá remover a sujeira e devolver a condutividade elétrica da instalação, melhorando o desempenho da rede elétrica como um todos e dos equipamentos ligados a ela.

 

Que cuidados são necessários antes de usar o limpa contato elétrico?

O recomendável é que a instalação elétrica esteja desligada e permaneça assim até a evaporação total do produto. No caso da versão Não Inflamável,  mesmo se o produto ainda não tiver evaporado totalmente, não há risco de faíscas, chamas ou até explosão na tensão de até 2000 Volts.

 

O limpa contato elétrico é compatível com que materiais?

O produto pode ser aplicado sobre a maioria das superfícies sem agredir ou manchar os materiais. Assim, é seguro utilizar o aerossol em instalações elétricas que contenham plástico, borracha, acrílico, pvc, metal, vidro, tinta, isolamentos, entre outros.

 

Como limpar o PC por dentro?

Com o tempo, poeira e outras sujeiras impregnam os computadores. É possível efetuar a limpeza com auxílio do Limpa Contato Elétrico Ação Imediata. Primeiro deve-se desligar o aparelho da energia. Depois, direcionar o aerossol para as áreas sujas. O produto irá remover a sujeira sem deixar resíduos. Aguardar a evaporação completa da solução antes de voltar a ligar o computador na energia elétrica.

 

Como limpar quadros elétricos em residências e indústrias?

O primeiro passo é desligar a energia elétrica. Depois, basta direcionar o aerossol do Limpa Contato Elétrico Ação Imediata para as áreas com sujeira. É preciso aguardar a evaporação completa da solução antes de ligar a energia de volta. Também é possível efetuar a limpeza com o Limpa Contato Elétrico Não Inflamável. Neste caso, mesmo antes da evaporação total, o produto não propaga chama em instalações ligadas a uma tensão de até 2000 Volts.

 

Como limpar motores elétricos de máquinas?

O motor das máquinas acumula poeira, óleo, umidade e, com o tempo, vai perdendo sua condutividade elétrica. Esta limitação diminui a eficácia do equipamento, superaquece a instalação e aumenta o consumo de energia. Para a limpeza do motor, é preciso desligar o equipamento da energia elétrica. Em seguida, aplicar o jato do Limpa Contato Elétrico Ação Imediata nas instalações. O produto irá remover a sujeira sem deixar resíduos. Em seguida, é preciso aguardar a evaporação completa da solução para evitar acidentes.

Também é possível efetuar a limpeza com o Limpa Contato Elétrico Não Inflamável. A solução, mesmo antes da evaporação total, não propaga chama em equipamentos ligados a uma tensão de até 2000 Volts.

 

Confira outro artigo no blog sobre o tema:

Produtos para manutenção elétrica combatem o desperdício de energia elétrica e aumentam a segurança

 


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade