Quimatic Tapmatic > Técnica MQL reduz em até 50% temperatura nos processos de usinagem

Técnica MQL reduz em até 50% temperatura nos processos de usinagem

Nebulizador_1

Por meio de testes realizados com o auxílio de um termovisor, a Quimatic Tapmatic constatou que a Técnica MQL (mínima quantidade de lubrificante) reduz em até 50% a temperatura no processo de usinagem em relação à usinagem a seco.

De acordo com a empresa, quando ocorre a usinagem a seco, ou seja, sem fluido de corte, a temperatura pode ultrapassar facilmente os 100°C. Em contrapartida ao utilizar a técnica MQL, o mesmo processo de usinagem alcança temperatura até 50% menor: no caso do teste, a média caiu dos 150ºC para 75ºC. Vale lembrar ainda que, ao controlar a temperatura do corte, as indústrias reduzem os custos de manutenção com máquinas e ferramentas, já que as mesmas passarão por desgaste menor e ganharão aumento de vida útil.

“A técnica MQL consiste basicamente numa névoa composta por ar comprimido e uma mínima quantidade de lubrificante que será direcionada para o ponto exato de cisalhamento entre a peça e ferramenta de corte”, explica Marcos Pacheco, Químico Sênior da Quimatic Tapmatic.  “Como o sistema de nebulização para usinagem substitui a utilização convencional dos fluidos, outra vantagem é a economia de até 50% do consumo de fluido de corte nas indústrias e uma conseqüente redução do impacto ambiental da usinagem de materiais metálicos.”

Para maior eficácia da técnica MQL, a Quimatic Tapmatic sugere aos clientes o uso do Nebulizador IV Quimatic (com uma mangueira flexível para a saída do fluido) e/ou do Nebulizador V, com duas saídas independentes para o direcionamento da névoa, o que permite a aplicação do lubrificante de forma simultânea dos dois lados de serras e cabeçotes fresadores, por exemplo.

Indicados para uso em operações de corte por serra, torneamento, fresagem, mandrilhamento, furação, alargamento, retífica e outras operações onde ótima lubrificação e refrigeração são fundamentais, os acessórios são fáceis de conectar ao sistema pneumático.

De acordo com a Quimatic Tapmatic, a nebulização do fluido de corte garante qualidade do acabamento superficial igual ou superior à de uma peça usinada pelo método convencional por transbordamento e recirculação de líquido. Isso acontece por que a nebulização facilita a penetração de partículas menores na zona de corte, aumentando assim o poder de lubrificação. Ao evitar o excesso de lubrificante, ganha-se maior facilidade na limpeza e melhor conservação das máquinas operatrizes. Além disso, o jato de ar comprimido presente no nebulizador garante a ótima refrigeração da operação e favorece a expulsão do cavaco da região de corte, o que melhora a visualização da usinagem.

Devido à economia de líquido, é possível utilizar ainda um fluído de melhor qualidade, assegurando melhoria de processos e peças com excelente acabamento. Outra vantagem proporcionada pelo método é o menor impacto ao meio ambiente. Afinal, como o fluido de corte é consumido em mínima quantidade, não deixa resíduo e elimina-se a operação de descarte de óleos usados nos processos de usinagem.

NEBULIZADOR IV QUIMATIC

Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).

 

 

 

NEBULIZADOR V QUIMATIC

Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo com duas mangueiras independentes para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).

 

 

 

 

Na Mídia!

Confira os principais veículos que divulgaram esta notícia:

logo_eae

logo

 

 

 

logo_jornowboletin_industrial3

 

 

 

 

logoCIMM
 
Web


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade