Quimatic Tapmatic > 7 soluções para prevenção e combate à ferrugem

7 soluções para prevenção e combate à ferrugem

Soluções contra a Ferrugem Quimatic

Alguns dos maiores vilões para quem trabalha com metais são a oxidação, corrosão e ferrugem. É muito importante manter os metais em condições ideais de trabalho e isso inclui a proteção da superfície ou a remoção dos problemas quando a proteção foi falha ou inexistente. A conservação dos metais fica bem mais fácil com as soluções para evitar e tirar ferrugem que iremos apresentar aqui.

Neste artigo, vamos focar nos metais ferrosos. Estes metais possuem ferro como seu principal elemento, e por isso oxidam e enferrujam com mais facilidade. Vale lembrar que a oxidação é o desgaste inicial do metal e a corrosão e a ferrugem (camada avermelhada) são os estágios de deterioração mais avançados. São problemas que podem comprometer a resistência do metal se não forem tratados a tempo.

Tanto a oxidação quanto a corrosão acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema. Mas se o desgaste já começou, é preciso impedir o seu avanço.

 

Mas qual o melhor produto para tirar oxidação, corrosão ou ferrugem?

 

A Quimatic Tapmatic pensando em uma solução para a oxidação, corrosão e ferrugem desenvolveu uma linha completa de produtos anticorrosivos e também soluções para a remoção ou conversão da ferrugem em metais já com o problema.

Os produtos são ideais para garantir desde a proteção temporária (lubrificantes e desengripantes) até a definitiva (galvanização a frio, removedor de ferrugem e convertedor). Veja como aplicar as soluções da empresa nas mais diversas situações.

Lubrificantes – Proteção temporária contra oxidação, corrosão e ferrugem (Podem ser removidos com desengraxantes):

Quimatic 30. Protetivo Anticorrosivo de pelicula cerosa flexível

Como proteger máquinas e equipamentos da corrosão em locais fechados?

 Para garantir a proteção anticorrosiva temporária durante armazenamento e transporte de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos a Quimatic Tapmatic desenvolveu o Quimatic 30 – Protetivo Anticorrosivo de Película Cerosa Flexível. O produto garante total proteção a máquinas e estruturas que estejam ambientes com condições climáticas moderadas ou locais fechados. Quimatic 30 resistiu a mais de 500 horas no teste de névoa salina (salt spray).  O lubrificante pode ser removido com desengraxante na hora do uso dos equipamentos e peças.

Quimatic 40Como evitar a ferrugem em máquinas e equipamentos durante o transporte e em ambientes externos?

No momento do transporte (inclusive marítimo) ou armazenamento em ambientes externos sem proteção à chuva, as máquinas e equipamentos ficam sujeitos à corrosão. É possível garantir proteção temporária contra oxidação, corrosão e ferrugem com o Quimatic 40 – Protetivo Anticorrosivo Resistente a Chuvas Fortes. O Inibidor de corrosão forma uma película espessa, ideal para proteção anticorrosiva sobre os equipamentos.  Resistente, o produto passou mais de 300 horas no teste de névoa salina (salt-spray) sob condições climáticas severas. Pode ser removido com desengraxante na hora de voltar a utilizar as máquinas e equipamentos.

Galvanização a Frio – Proteção Definitiva contra oxidação, corrosão e ferrugem

CRZQual o melhor produto para garantir proteção definitiva contra oxidação, corrosão e ferrugem?

A galvanização a frio é uma ótima maneira de proteger superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda da oxidação, corrosão e ferrugem. Afinal, o método oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. A vantagem é que não é preciso locomover as estruturas metálicas para um outro endereço (como acontece com a galvanização a quente) e o produto é fácil de aplicar. Para a tarefa, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o  CRZ – Galvanização Instantânea a Frio. O revestimento pode se aplicado com pincel, rolo, pistola ou spray e não exige mão de obra especializada. Altamente resistente, CRZ passou mais de 1200 horas no teste de corrosão em névoa salina (salt-spray).

Galvalum

Como galvanizar a frio e manter os metais com acabamento aluminizado? 

Para proporcionar uma galvanização frio ao mesmo tempo de alta qualidade e com ótimo acabamento, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o Galvalum – Galvanização Aluminizada a Frio. O produto é ideal para proteger superfícies de ferro, aço ou cordão de solda contra oxidação, corrosão e ferrugem. Galvalum repara falhas em superfícies galvanizadas  ou a proteção completa em metais que ainda não foram galvanizados. A solução é bastante resistente e passou mais de 1200 horas no teste de corrosão em névoa salina (salt-spray).

 

Revestimento Epóxi – Proteção Definitiva contra oxidação e corrosão

Plasteel Azul

É possível proteger equipamentos industriais contra a oxidação e corrosão com revestimento epóxi?

Sim, um revestimento epóxi de qualidade irá garantir alta proteção contra a oxidação, corrosão, ferrugem e também aos ataques químicos. Para a tarefa, a Quimatic Tapmatic conta com o  Plasteel Cerâmico Pintável Azul. O revestimento epóxi industrial é altamente resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos, ácidos diluídos, entre outras possibilidades. Por este motivo, a solução é utilizada em máquinas, equipamentos, tanques e estruturas metálicas com os mais diversos usos no ambiente industrial.

Produtos para a remoção e conversão de ferrugem

Quando a superfície já está oxidada, ou seja, já apresenta o aspecto de ferrugem, é necessário utilizar produtos que removam ou até mesmo convertam a ferrugem, são eles:

pro_quimox

Como remover ferrugem sem utilizar lixa?

É possível remover a oxidação, corrosão de ferrugem de forma prática, sem esforço físico e sujeira. Para isso, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o Quimox – Removedor de Ferrugem Ultrarrápido. O decapante químico para metais ferrosos, garante remoção rápida e prática de ferrugem, principalmente em peças pequenas. O produto pode ser aplicado por imersão ou com ajuda de pincel. Depois, basta limpar a superfície para uso imediato ou aplicar um protetivo para evitar que a ferrugem volte.

PCF

É possível converter a ferrugem em um fundo pintável? 

Outra opção para acabar com a ferrugem é convertê-la em um fundo homogêneo e pintável. Este serviço pode ser executado com qualidade e praticidade pelo PCF – Fundo Convertedor de Ferrugem. Basta aplicar a solução sobre a ferrugem e aguardar. Em pouco tempo, a ferrugem será convertida em um fundo preto pronto para receber tinta à base de esmalte sintético, epóxi ou PU. Tudo sem esforço físico, poeira de lixamento ou gastos desnecessários com lixas, lixadeiras e outros acessórios. PCF minimiza o trabalho e o custo para remoção da ferrugem.

Interessado em conhecer um pouco mais a linha Quimatic Tapmatic de proteção anticorrosiva? Clique aqui.

Veículos que publicaram reportagens baseadas nestas informações:

logo-nmbsegsazul
portal-naval

logo_shopboats
novo_cabecalho_coisas_blog_210615noticias-do-trecho

logo

logo_eae

0a6bebf094afb3bd44d59038337c4b41

*

Confira outros artigos ligados ao assunto!

Oxidação, corrosão e ferrugem não são a mesma coisa! Saiba como proteger os metais.

Descubra como eliminar a ferrugem de forma rápida, prática e sem esforço

Limpeza de aço inox série 300: sua empresa está fazendo corretamente?


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade