Dicas técnicas

Um óleo solúvel ecológico pode ser descartado sem tratamento?

Óleos solúveis, mesmo os ecológicos, se contaminam no tanque com tramp oil e cavacos, resíduos que tornam a solução não mais ecológica, por isso é considerado um resíduo de classe 1 (perigoso), e só pode ser descartado de acordo com a legislação para esse tipo de resíduo, e por empresas que possuem o CADRI (Certificado de Autorização de Descarte de Resíduo Industrial), liberado pelo órgão ambiental do estado em questão. A empresa que não faz o descarte corretamente do óleo solúvel, se denunciada ou autuada pela fiscalização, ela pode ser multada ou até fechada, tanto pelo órgão estadual quanto pelo Ministério do Meio Ambiente.

Então, se a sua empresa possui o CADRI ou contrata uma empresa que possua o certificado, ela pode sim descartar o óleo solúvel sem tratamento, mas cumprindo a legislação, que na maioria dos casos recomenda incineração ou encaminhamento para aterro sanitário.

Pequenas indústrias, quando instaladas em polos industriais, é importante que este tenha estações de tratamento que coletam e tratam esses resíduos para destinação final, o que pode otimizar os custos de descarte. Agora, pequenas empresas isoladas o ideal é realmente contratar uma empresa especializada, que contenha o CADRI, para coletar o resíduo na própria indústria prevenindo problemas ambientais.

Por isso a importância em diminuir a frequência de descarte de óleo. E todas as dicas para conseguir isso você pode conferir clicando aqui.

Envie sua dúvida

* campos obrigatórios.

Central de Atendimento ao Cliente

Fone: ( 11 ) 3312-9999
E-mail: sac@quimatic.com.br

Ir para o topo

SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 QUIMATIC TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade