Quimatic Tapmatic > Fluido de corte à base de água Aquatic em nova fórmula e com nova embalagem

Fluido de corte à base de água Aquatic em nova fórmula e com nova embalagem

Para atender às indústrias que trabalham com as mais elevadas exigências de sustentabilidade – como sistema de gerenciamento SMS (Segurança, Meio ambiente e Saúde) e certificações ISO 14001 e 45001 – a Quimatic Tapmatic acaba de lançar o fluido de corte à base de água Aquatic com nova fórmula e embalagem. 

Com a nova formulação, o lançamento passa a oferecer um desempenho ainda superior no que diz respeito à refrigeração e proteção anticorrosiva de metais durante a usinagem.

O fluido de corte Aquatic destaca-se por utilizar apenas água como solvente e ser isento de óleos, solventes nocivos, metais pesados, enxofre e cloro. Assim, por ser ecologicamente correto, não inflamável e não combustível, garante um processo de usinagem seguro, limpo e rápido, sem engripamento ou emplastamento.

“O Aquatic possui ótima função refrigerante devido a sua fórmula à base de água. Também não oferece risco de oxidação das peças durante o uso, já que conta com aditivos anticorrosivos de última geração”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic. “Com o  fluido, as indústrias conseguem atingir ao mesmo tempo suas metas de sustentabilidade e desempenho.”

Nova embalagem

A nova embalagem é outro destaque do fluido. Agora com bico de aplicação duas vezes maior que os convencionais, o Aquatic ficou mais fácil e seguro de aplicar. Afinal, o novo bico permite alcançar com mais facilidade pontos de difícil acesso. Além disso, proporciona uma distância mais segura entre a mão do operador e a máquina.

O fluido de corte à base de água da Quimatic Tapmatic torna mais eficaz as operações leves de usinagem e de corte em geral. Entre elas, furação, rosqueamento, torneamento, fresagem e mais. Ideal para o trabalho em metais ferrosos e amarelos, pode ser utilizado em operações manuais de usinagem. Além disso, também é indicado para máquinas operatrizes que trabalham com adição direta do fluido na ferramenta (ou que têm sistema de recirculação).  

 

Confira as principais características do novo Aquatic:

    •  Nova fórmula com desempenho superior
    •  Nova embalagem com bico de aplicação duas vezes maior
    •  Ecologicamente correto, não inflamável e não combustível
    •  É isento de óleos, solventes nocivos, metais pesados, enxofre e cloro.
    •  Garante usinagem mais limpa
    • Não contamina o ambiente de trabalho
    • Não ataca a pele do operador e não forma névoa que possa causar irritabilidade nos olhos
    • Conta com odor leve. 
    • Ideal para indústrias que trabalham com sistema de gerenciamento SMS (Segurança, Meio ambiente e Saúde), ISO 14001 e 45001.
    • Atende às normas NR15 (Insalubridade), NR16 (Atividades e Operações Perigosas) e NR20 (Inflamabilidade).
    • Garante máxima refrigeração da ferramenta, portanto evita deformação das peças ou falhas dimensionais
    • Oferece proteção anticorrosiva. Ou seja, não ataca componentes das máquinas ou peças usinadas
    • Previne o Flash Rust (a corrosão leve e imediata que pode aparecer logo após a usinagem)
    • Tem aditivo passivante de metais amarelos, assim inibe o manchamento de metal amarelo durante a operação
    • Vem pronto para uso

  

Mais detalhes dos diferenciais do Aquatic:

Nova fórmula ainda mais eficaz

Com a nova fórmula, o fluido de corte Aquatic alcança desempenho ainda superior em refrigeração e proteção anticorrosiva durante a usinagem. Esta é uma grande façanha em um produto ecológico e à base de água, que não contém solventes minerais ou vegetais. Assim, além de garantir uma ótima produtividade, o fluido ecológico gera menos resíduos tóxicos. 

Usinagem mais rápida e limpa:

O fluido de corte Aquatic proporciona um processo de usinagem mais limpo e rápido, sem engripamento ou emplastamento.

Ou seja, é mais eficiente na refrigeração e remoção de calor por ser um produto à base de água, o melhor refrigerante que existe para os processos de usinagem.  

Novo Bico Aplicador

O fluido de corte à base de água Aquatic ganhou um novo bico aplicador duas vezes maior que os bicos convencionais. Entre outras vantagens, a mudança garante mais precisão na aplicação dos líquidos e alcance mais fácil a pontos de difícil acesso para lubrificação e refrigeração. Também oferece mais segurança no manuseio, já que aumentou a distância entre a mão do aplicador e o ponto de corte. A extremidade do bico ganhou ainda uma tampa rosqueável para evitar a perda do produto por vazamento ou evaporação.

Proteção Anticorrosiva

O fluido de corte Aquatic  é à base de água e, mesmo assim, protege os metais da corrosão. O motivo é que a solução contém uma série de aditivos de última geração que proporcionam excelente proteção anticorrosiva durante o uso. Portanto, o produto não ataca componentes das máquinas ou peças usinadas e também previne o Flash Rust (a corrosão leve e imediata que pode aparecer logo após a usinagem). Vale lembrar que a proteção dura até a secagem do fluido na peça. Afinal, diferentemente de um produto à base de óleo ou solvente, o produto à base de água irá evaporar completamente após o corte da peça e não deixará uma película oleosa protetora sobre a peça. Por outro lado, a ausência dessa película oleosa sobre a peça facilitará operações posteriores à usinagem, já que ela não estará contaminando a peça e exigindo a sua remoção.

Máxima refrigeração da ferramenta

O Aquatic garante a máxima refrigeração da ferramenta. Este excelente controle de temperatura evita deformação das peças ou falhas dimensionais. Além disso, o produto aumenta a vida útil da ferramenta (evita a perda do corte) e impede a solda do cavaco. Vale lembrar que a refrigeração proporcionada por um fluido à base de água será sempre superior. Afinal, a água é muito melhor refrigerante do que solventes à base de óleos minerais ou sintéticos. 

Não contamina o ambiente de trabalho e não prejudica a saúde do operador

A preservação do ambiente de trabalho e da saúde dos operadores são outros grandes motivos para o uso de fluidos de corte sustentáveis nas indústrias. O Aquatic, por exemplo, não forma névoa e não causa irritação nos olhos, no sistema respiratório ou na pele de quem trabalha nas fábricas. Além disso, seu odor leve não incomoda o operador. Por não conter óleos ou solventes orgânicos na formulação, o produto atende a NR 15 de insalubridade.

Cuidados importantes durante o uso do Aquatic

O fluido de corte à base de água Aquatic proporciona uma série de vantagens para as indústrias comprometidas com o meio ambiente. Desta forma, para obter os melhores resultados com o produto, é importante ficar atento a alguns cuidados essenciais:

  • Utilize Aquatic apenas em metais ferrosos e amarelos. O produto, portanto, não é recomendável para alumínio e magnésio. Afinal, por ser à base de água e contar com pH alcalino, a solução pode atacar esses metais. Também não é recomendável para metais muito duros ou operações muito pesadas, já que a lubrificação poderá ser insuficiente para essas situações.
  • Não usar em ambientes com temperatura menor que 5ºC, para não correr o risco do produto cristalizar.
  • Usar apenas em operações leves de usinagem e corte em geral (como furos e roscas de diâmetros pequenos e não profundos, usinagens leves com pouca retirada de material, retíficas, metais não muito duros, fresas não muito profundas).

O fluido de corte à base de água Aquatic é fornecido em embalagens de 500 mL, 5 L, 20 L e 200 Litros. Gostaria de conhecer mais sobre a solução? Clique aqui.

 

Confira também outros artigos da Quimatic Tapmatic sobre usinagem!

6 dicas para a escolha correta de um fluido de corte

Teste comprova que fluido de corte diminui torque na usinagem e aumenta vida útil de máquinas e ferramentas

Fatores determinantes para o aumento da vida útil dos fluidos de usinagem

 

 


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade