Quimatic Tapmatic > Limpeza de aço inox série 300: sua empresa está fazendo corretamente?

Limpeza de aço inox série 300: sua empresa está fazendo corretamente?

 

O aço inox da série 300 (austenítico) é altamente utilizado em estruturas e equipamentos industriais.  Afinal, a liga é a que apresenta a mais elevada resistência à corrosão, em termos gerais, dentre as famílias de aços inoxidáveis. Além disso, conta com boa resposta aos trabalhos a frio, ótimas propriedades mecânicas e facilidade em operações de soldagem.

 

Por este motivo, dentre outros segmentos, o metal é amplamente utilizado em:

  • Indústria alimentícia
  • Indústria de bebidas
  • Indústria farmacêutica
  • Indústria hospitalar
  •  Indústria química
  • Indústria petroquímica 
  • Indústria de papel e celulose
  • Indústria aeroespacial
  • Indústria de óleo e gás

 

Você faz parte de algum desses segmentos ou similar? Então, continue essa leitura e aproveite as dicas para otimizar o seu trabalho.

 

Sua empresa sabe como fazer a manutenção e limpeza do aço inox de forma correta?

 

01- Cuidado com a corrosão

A limpeza do aço inox, com a remoção de ferrugem, oxidação, manchas e sujeira incrustada, deve ser feita com produtos que não agridam a superfície do metal e não prejudiquem sua camada passivante. Afinal, é esta camada que dá brilho ao aço inox e impede a corrosão.

02- Evite manchas 

É importante que o produto escolhido não contenha ácido nítrico, pois este componente pode manchar a liga de forma acentuada. Após a ação, o produto de limpeza deve ser removido completamente do equipamento através de enxágue, para assim evitar manchas.

03- Atenção à camada passivante do aço inox

A manutenção do aço inox da série 300 deve ser feita com produtos que não agridam a camada passivante da ligaFina e transparente, esta camada é a proteção natural do metal e se renova instantaneamente na presença do oxigênio do ar ou água. Embora a camada protetora possua a espessura de apenas alguns átomos, ela é fundamental para proteger o aço inox da corrosão.

A passivação do aço inox pode ser prejudicada pelo acúmulo de pó e sujeira, altas temperaturas e pelo uso de substâncias nocivas.

 

Fatores que comprometem a camada passivante do aço inox

 

A camada passivante do aço inox é altamente resistente. Mas a falta de cuidados com o metal e descuidos na hora da limpeza podem afetá-la, deixando o metal vulnerável à oxidação e corrosão. É preciso tomar cuidado especial com:

 

  •         Acúmulo de pó e sujeira em excesso
  •         Produtos químicos agressivos,
  •         Ácidos
  •         Água sanitária e alvejantes muito concentrados
  •         Água fervente
  •         Produtos abrasivos, como saponáceos ou polidores
  •         Sal em contato prolongado
  •         Altas temperaturas
  •         Contato prolongado com aço comum (principalmente diante de situações de umidade).

Para garantir uma maior vida útil ao aço inox da série 300 é preciso evitar o contato do metal com os componentes agressivos. Por isso, a escolha dos produtos corretos para a limpeza da liga é tão importante. Cuidados durante a manutenção e limpeza irão garantir maior durabilidade para o aço inox austenítico.

 

Qual a melhor solução para fazer manutenção e limpeza em aço inoxidável? 

Pensando em oferecer à indústria soluções altamente eficazes e seguras para a manutenção e limpeza do aço inox, encontramos na linha de produtos da Quimatic Tapmatic os produtos Limpa Inox e Limpa-Solda Inox.

Os produtos removem com eficácia ferrugem, oxidação, manchas e sujeira incrustada do aço inox, contribuindo para um aumento de vida útil, principalmente por não conter ácido nítrico, culpado por manchar o aço inox. Conheça as opções:

 

Limpa Inox Gel

A solução, na versão gel, é indicada para a limpeza de superfícies inclinadas, irregulares ou verticais, pois permanece mais tempo em contato com o objeto.

Ideal para: Limpeza de tanques, tubulações, reatores, instalações sanitárias em indústrias alimentícias, frigoríficos, hospitais, entre outras aplicações em aços inoxidáveis austeníticos.

Limpa Inox

O produto é altamente eficaz na limpeza e manutenção do aço inox. Líquido, pode efetuar a limpeza de peças por imersão ou através da aplicação com pincel em superfícies na horizontal. 

Ideal para: Limpeza de tanques, tubulações, reatores, instalações sanitárias em indústrias alimentícias, frigoríficos, hospitais, etc.

 

Limpa Solda Inox Ação Rápida

Lançamento, o produto limpa e remove rapidamente a carbonização, incrustação e oxidação residual da solda. Além disso, atua sobre as ZTAs (zonas termicamente afetadas), restaura a camada passiva do aço inox e reduz o tempo de polimento para dar acabamento. É indicado para empresas que precisam de alta produtividade na limpeza do aço inox.

Ideal para: Manutenção e produção de peças e estruturas tubulares, empresas de caldeiraria ou limpeza pesada buscando agilidade no processo. É o produto certo quando se deseja a decapagem rápida de cordões de solda que seguem para polimento ou não necessitam de um melhor acabamento.

Limpa Solda Inox Não Mancha

A solução promove a remoção da carbonização e incrustação de solda sem manchar. Também atua sobre as ZTAs (zonas termicamente afetadas) e restaura a camada passiva do aço inox. Com o ótimo acabamento garantido pelo produto, muitas vezes as empresas podem dispensar a etapa do polimento das peças.

Ideal para: Manutenção e produção de peças e estruturas em aço inox utilizadas nas indústrias química, farmacêutica, alimentícia, hospitalar, entre outras que necessitam de boa aparência visual sem o uso de polimento. Super útil na decapagem de cordões de solda em série sem manchar e que serão enxaguadas e entregues por lote.

 

Conheça também:

Limpa-Alumínio

Quimox – Removedor de Ferrugem Ultrarrápido

Quimox Gel – Neutralizador de Ferrugem

PCF – Convertedor de Ferrugem

Oxi Black – Oxidação a Preto.

 

Gostaria de saber mais detalhes das soluções da Quimatic Tapmatic para a limpeza de aço inox da série 300? Clique aqui.

 

E que tal conferir alguns de nossos outros conteúdos?

 

Oxidação, corrosão e ferrugem não são a mesma coisa! Saiba como proteger os metais

Lançamento: Limpa Solda Inox Ação Rápida garante maior produtividade às indústrias com limpeza eficaz e economia de tempo

Descubra como eliminar a ferrugem de forma rápida, prática e sem esforço

 


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade