Quimatic Tapmatic > 25 perguntas e respostas para você saber tudo sobre desengraxantes!

25 perguntas e respostas para você saber tudo sobre desengraxantes!

Desengraxantes oferecem uma série de vantagens em relação a produtos de limpeza comuns, como detergentes e desengordurantes. Com mais princípios ativos de limpeza e em concentrações mais elevadas, os desengraxantes conseguem remover com mais facilidade gorduras e sujeiras pesadas, sendo ideais para facilitar o dia a dia em casa, no uso profissional e em indústrias.

Há basicamente duas versões de desengraxantes: os à base de solventes e os à base de água. A vantagem dos produtos à base de água é que, além de serem igualmente eficazes na limpeza, são ecologicamente corretos, biodegradáveis e não inflamáveis. Ou seja, não fazem mal ao usuário, ao meio ambiente e nem colocam em risco os locais onde são aplicados.

Confira, a seguir, 25 perguntas e respostas para entender mais sobre desengraxantes:

O que é um produto desengraxante?

Como o próprio nome diz, desengraxante é um produto para remover e limpar a graxa, bem como demais materiais insolúveis em água, como ceras, óleo, gordura, fuligem, poluição e sujeiras pesadas depositadas ou aderidas às superfícies. O produto possui mais princípios ativos de limpeza que detergentes, sabões e desengordurantes, em concentrações mais elevadas, e por isso tem eficácia maior. 

Qual a composição do desengraxante?

Em sua fórmula, os desengraxantes contam com ingredientes como: solventes, surfactantes, sequestrantes, estabilizantes, emulsionantes, álcoois, glicóis, agentes alcalinizantes e água. Por essa combinação de ingredientes, o produto tem maior poder de remoção de sujeiras que os produtos de limpeza comuns, como detergentes, sabões, etc., pois estes possuem no máximo 3 princípios ativos de limpeza. Na linha da Quimatic Tapmatic, por exemplo, a grande maioria dos desengraxantes conta com mais de 10 princípios ativos de limpeza, o que confere maior poder para a remoção de sujeiras mais difíceis de sair.

Quais são os tipos de desengraxantes?

Há dois tipos principais de desengraxantes: os à base de solventes que não podem ser diluídos e, assim, devem ser usados puros –  e os à base de água, que rendem mais, pois podem ser diluídos na água. 

diferença da superfície limpa com desengraxante e com solventes

Além de inflamáveis e tóxicos ao usuário e ao meio ambiente, os desengraxantes à base de solventes são também gordurosos. Então, na hora da limpeza, o que fazem é basicamente trocar a “gordura suja” por uma “gordura limpa”, assim não desengraxam realmente a superfície. 

Já os desengraxantes à base de água são geralmente alcalinos e realmente removem a gordura das superfícies. Além disso, esses produtos ecologicamente corretos são atóxicos, biodegradáveis, não inflamáveis e livres de componentes voláteis – ou seja, não causam irritações nos olhos  e na pele ao serem aplicados.  

Onde posso usar desengraxante?

O desengraxante pode ser utilizado em todo tipo de superfície que esteja com sujeira pesada e difícil de remover. Ou seja, em casa, na garagem e nas indústrias em geral, em locais como pisos, pias, bancadas, máquinas, equipamentos, motores, etc. Vale lembrar que na limpeza é importante escolher um produto eficaz e ao mesmo tempo ecologicamente correto, que não faça mal ao usuário e nem à natureza, como é o caso dos produtos à base de água.

Há desengraxantes alcalinos e não alcalinos. Qual a diferença entre eles?

A principal diferença entre eles está na composição química. Desengraxantes alcalinos têm pH elevado, acima de 9, e são eficazes na remoção de gorduras pesadas e óleos, bem como na dissolução de sujeira e suor. No entanto, também podem ser corrosivos e prejudiciais às superfícies, especialmente as de metais como ferro e alumínio.

Já os desengraxantes não alcalinos têm pH neutro ou próximo a ele, o que significa que não são corrosivos. Eles são mais seguros para diversas superfícies, por isso não possuem a mesma potência de desengraxe que os desengraxantes alcalinos.

Onde usar o  desengraxante alcalino?

O desengraxante alcalino é indicado para a remoção de gorduras e sujeiras difíceis de sair, como graxas, ceras, óleos e incrustações, pois a alcalinidade saponifica as gorduras, tornando-as solúveis na água.

Alguns exemplos de desengraxantes alcalinos na linha da Quimatic Tapmatic são: Quimatic ED SOLV, Quimatic ED BIO e Quimatic ED LAV.

Mais voltados para uso industrial, esses produtos são indicados para a limpeza de máquinas, peças, instalações, pisos, equipamentos, veículos, etc.

Onde usar os desengraxantes não alcalinos ou neutros?

Por contarem com pH neutro ou próximo a ele, os desengraxantes não alcalinos não são corrosivos. Assim são ideais para superfícies mais delicadas ou para limpeza doméstica onde o produto será mais amigável ao usuário.

Na linha Quimatic, o desengraxante neutro é o Tira Grude Desengraxante, que possui mais de 10 ingredientes ativos de limpeza. Isso confere ao desengraxante um poder de limpeza superior para limpar e desengordurar a sujeira pesada de grelhas de churrasqueiras, fornos, pisos, boxes de banheiro, pisos não porosos (cerâmica, porcelanato, etc.), superfícies pintadas (sem o risco de atacar a tinta ou verniz), peças metálicas (alumínio, ferro, cobre, aço, aço inox, etc.), vidro, fibra de carbono, plástico, borracha, entre outras superfícies.

Qual a diferença entre detergente, desengordurante e desengraxante?

Basicamente, a diferença entre detergente, desengordurante e desengraxante está na quantidade e concentração dos ingredientes de limpeza presentes na fórmula. O desengraxante é o produto mais eficaz entre essas três opções, pois possui mais princípios ativos de limpeza que os demais.

Para se ter uma ideia, enquanto os detergentes comuns possuem no máximo 3 princípios ativos de limpeza, os desengraxantes da Quimatic Tapmatic, por exemplo, contam com mais de 10 princípios ativos de limpeza e em concentrações bem mais elevadas.

Qual a diluição ideal do desengraxante?

Apenas desengraxantes à base de água podem ser diluídos. E, para a diluição, devem ser levados em conta o nível de sujeira e concentração de gordura.  Quanto mais espessa a sujeira ou a gordura, menor deve ser a diluição do desengraxante, e vice-versa. O desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, por exemplo, aceita uma diluição na proporção de até 1:100, o que significa que 1 litro de desengraxante concentrado pode render até 100 litros do produto diluído. Já o Tira Grude Desengraxante, também à base de água, já vem pronto para uso e em embalagem com borrifador, para ser aplicado diretamente sobre a sujeira sem a necessidade de diluição.

Qual o melhor desengraxante?

Há diversos tipos de desengraxantes para facilitar a limpeza em ambiente profissional e doméstico. O ideal é escolher produtos à base de água, que são ecologicamente corretos, biodegradáveis, não inflamáveis e sem componentes voláteis na fórmula. Na linha da Quimatic Tapmatic, as opções são: 

Produto para o desengraxe e limpeza industrial de alto impacto – Ecológico e Biodegradável, ideal para a limpeza de implementos agrícolas, pisos, paredes e forros de oficinas mecânicas, galpões industriais, entre outras aplicações de desengraxe e limpeza em geral.

Desengraxante para empresas que trabalham com sistema de gerenciamento SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e certificação ISO 14000, também é indicado para a limpeza de implementos agrícolas, pisos, paredes e forros de oficinas mecânicas, galpões industriais, entre outras aplicações de desengraxe e limpeza em geral.

Desengraxante industrial para lavadoras de peças industriais. À base d’água, alcalino, ecológico e biodegradável, limpa todos os tipos de peças sem fazer espuma. 

Desengraxante neutro para uso doméstico e em oficinas que possui mais de 10 ingredientes ativos de limpeza. Limpa e desengordura a sujeira pesada de grelhas de churrasqueiras, fornos, pisos, boxes de banheiro, pisos não porosos, superfícies pintadas, peças metálicas, vidro, fibra de carbono, plástico, borracha, entre outras superfícies.

Já para a limpeza de motores elétricos, deve-se evitar os produtos à base de água – devido ao risco de curtos-circuitos e corrosão – e efetuar a limpeza com o desengraxante dielétrico. O produto conta com solvente ecológico, biodegradável e tem alta rigidez dielétrica, de  24 mil volts, sendo muito mais seguro para este tipo de operação.

DESENGRAXANTES X COMPONENTES TÓXICOS:

Quais os perigos do Solupan e como substituí-lo?

Solupan. Produto agressivo que pode causar alergia

Solupan é um produto com alta concentração de ingredientes agressivos e perigosos aos usuários. O seu uso pode trazer vários riscos à saúde, indo de alergias e problemas respiratórios, bem como intoxicações e queimaduras. Infelizmente, ainda é comum o uso de Solupan em oficinas mecânicas, postos de gasolina, lava-rápidos e outros locais. O indicado é substituí-lo por um produto ecologicamente correto, como o desengraxante à base de água, que é atóxico e biodegradável, não inflamável e, portanto, amigável ao usuário e ao meio ambiente.

Os desengraxantes da Quimatic Tapmatic, por exemplo, são isentos de ingredientes perigosos ou tóxicos e têm seu poder concentrado no uso de surfactantes amigáveis ao meio ambiente e aos usuários.  

Pode utilizar querosene, aguarrás e outros derivados de petróleo na limpeza?

Querosene, aguarrás e outros derivados de petróleo não devem ser utilizados em hipótese alguma na limpeza,  pois são tóxicos e inflamáveis, oferecendo o risco de incêndio e explosões. Além disso, essas substâncias são gordurosas e não desengraxam – o usuário só está trocando a “gordura suja” pela “gordura limpa”. Prefira produtos ecologicamente corretos e mais eficazes para a limpeza, como é o caso dos desengraxantes à base de água da Quimatic.

A Quimatic Tapmatic elaborou uma publicação completa sobre isso. Veja mais detalhes aqui. 

DESEGRAXANTE EM BIKES, MOTOS, CARROS E CAMINHÕES 

Pode lavar o motor da moto (ou do carro) com desengraxante?

Desengraxante para motor de carro. Tira Grude Desengraxante

Sim, o desengraxante é ideal para lavar motor de moto ou carro por não afetar a integridade das peças. Mas é importante lembrar que são necessários vários cuidados com os componentes do motor e que, por isso, o trabalho costuma ser feito por profissionais. Uma sugestão é uso do Tira Grude Desengraxante, já pronto para uso e em embalagem com borrifador. Além de ser altamente eficaz, o produto é seguro para borrachas, plásticos e metais, e também não agride superfícies pintadas com tinta, verniz e resinas. 

Há também na linha da Quimatic Tapmatic o desengraxante Dielétrico, que garante desengraxe extremamente eficaz e seguro de máquinas, motores e equipamentos elétricos, pois, entre outras vantagens, tem alta rigidez dielétrica, de 24 kV, ou seja, não conduz eletricidade e não propaga chamas.

Pode usar desengraxante na pintura automotiva?

Sim, o desengraxante pode ser usado para limpar o veículo, sem causar danos à pintura. Para a tarefa, recomendamos o uso do Tira Grude Desengraxante, que já vem pronto para uso. Ecologicamente correto, o produto utiliza componentes sustentáveis na fórmula (não contém corantes, metais pesados nem solventes tóxicos ou agressivos), não é inflamável e tem fragrância leve. Outra vantagem é que não é volátil, ou seja, não causa irritação ao usuário ao ser borrifado.

Desengraxante neutro para bike. Tira Grude Desengraxante

Como usar o desengraxante na bicicleta?

É possível obter ótimos resultados na limpeza da bicicleta com o uso  do Tira Grude Desengraxante. Para efetuar a limpeza, basta aplicar o produto – que já vem pronto para uso – sobre a superfície e deixar agir por alguns minutos. Depois é só remover a sujeira com o auxílio de uma esponja ou pano úmido e enxaguar ao final.

Pode lavar a bike com detergente, sabão em pó ou óleo diesel?

Produtos de limpeza convencionais – como detergente e sabão em pó – podem ser utilizados na bike, mas com ressalvas. Primeiro, existe a chance de não terem “força” o suficiente para remover sujeiras difíceis, como graxa e óleo. Segundo, o sabão em pó tem alta alcalinidade, o que com o tempo provoca corrosão nos componentes de ferro da bike.

Já o óleo diesel não deve ser utilizado para a limpeza, por ser um material inflamável, tóxico e agressivo. Além do risco de danificar a pintura e de remover tratamento químico das peças, a aplicação do combustível pode fazer mal à saúde do usuário e causar danos ao meio ambiente. 

Para uma limpeza eficaz e segura da bicicleta, nossa sugestão é o uso do Tira Grude Desengraxante, que não é alcalino e assim não provoca corrosão nos componentes de ferro da bike. O produto já vem pronto para uso e conta com borrifador.

Como lavar caminhões com desengraxantes?

Para a lavagem de caminhões, recomendamos o uso dos desengraxantes à base de água Quimatic ED SOLV ou Quimatic ED BIO (que atende sistema de gerenciamento SMS ou certificação ISO 14000), pois os produtos irão remover graxas, gorduras e sujeiras pesadas, sem afetar a pintura nem outros componentes dos veículos.

Ambos os desengraxantes são à base de água, ecológicos, biodegradáveis, notificados na ANVISA e não inflamáveis

A aplicação poderá ser realizada através de uma lavadora de alta pressão ou de processo de pulverização. Depois, basta aguardar alguns minutos, esfregar, enxaguar para retirar todo o desengraxante e secar a superfície.

DESENGRAXANTE NO USO DOMÉSTICO

Como limpar gordura carbonizada e gordura resinificada?

Esses são os dois tipos de gordura mais difíceis de remover, pois já estão aderidos fortemente à superfície. A carbonização ocorre quando a sujeira sobre a superfície é exposta ao fogo ou calor e assim forma uma crosta extremamente resistente. Já a gordura resinificada acontece quando a gordura permanece por tanto tempo sobre uma área que fica aderida como se fosse uma espécie de verniz. Assim, na maioria dos casos, será preciso raspar primeiro o local com a ajuda de uma espátula ou utilizar lixas. O desengraxante pode entrar após esta etapa, ajudando a remover o restante da sujeira para um melhor acabamento da limpeza.

desengraxante para limpar gordura de forno. Tira Grude Desengraxante

Como utilizar desengraxante na limpeza de forno e fogão?

Desengraxantes garantem ótimos resultados na limpeza de forno e fogão, pois conseguem remover a gordura e sujeira pesada com mais facilidade. Para efetuar a limpeza com o Tira Grude Desengraxante, o método é bastante simples: basta aplicar o produto – que já vem pronto para uso e em embalagem com borrifador – sobre a superfície e deixar agir por alguns minutos. Depois é só remover a sujeira com o auxílio de uma esponja ou pano úmido e enxaguar ao final.

Como limpar grelhas de churrasco engorduradas?

A remoção das gorduras pesadas presentes em grelhas de churrasco exige um produto mais potente para a limpeza do que simplesmente água e sabão. Uma sugestão é o uso do Tira Grude Desengraxante. O multiuso tem mais de 10 ingredientes ativos de limpeza. Basta aplicar o desengraxante na superfície da grelha, esperar o produto agir por alguns minutos e, em seguida, esfregar a superfície com uma escova de limpeza e enxaguar. 

Como limpar box de banheiro com desengraxante?

Produto para limpar box de banheiro. Tira Grude Desengraxante

Com o passar dos dias, os boxes de banheiro acumulam gordura liberada pelo corpo e também resíduos de shampoos e sabonetes. Para a limpeza, nada melhor do que um produto ecologicamente correto, que não cause irritações durante a aplicação e com alto poder de limpeza. Uma sugestão é o Tira Grude Desengraxante, solução à base de água e sem componentes voláteis e perigosos. Basta aplicar o produto – que já vem pronto para uso e com borrifador – sobre a superfície, esfregar e deixar agir por alguns minutos. Depois é só remover a sujeira com o auxílio de uma esponja ou pano úmido e enxaguar ao final.

Como limpar piso com desengraxante?

Desengraxantes são ótimos para a limpeza de pisos, pois eliminam a gordura e sujeiras mais pesadas. Uma sugestão para uso profissional é o Desengraxante Quimatic ED SOLV, que pode ser diluído em água até na proporção 1:100 (ou seja, 1 litro de concentrado pode render 100 litros após a diluição). Para uso doméstico, uma ótima solução é o Tira Grude Desengraxante, que por não ser alcalino, não agride pisos mais delicados, como é o caso do porcelanato. 

DESENGRAXANTE NO SETOR INDUSTRIAL

Como escolher um desengraxante industrial?

Desengraxantes indicados para uso industrial costumam ser mais concentrados para dar conta de graxas e sujeiras pesadas. Como os produtos serão utilizados em áreas extensas e em ambientes com máquinas, é importante escolher produtos à base de água, que não são inflamáveis e, portanto, não oferecem riscos de incêndio e explosão, como acontece com os produtos à base de solventes.

Entre as sugestões de uso estão os desengraxantes Quimatic ED SOLV e o Quimatic ED-BIO (que atende sistema de gerenciamento SMS ou certificação ISO 14000). Os produtos são atóxicos e biodegradáveis e destacam-se por conter na composição solvente vegetal, que potencializa e acelera o desengraxe.

Como limpar máquinas e pisos industriais com desengraxante?

Recomendamos o uso do desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, um produto ecológico, biodegradável, notificado na Anvisa e amigável ao usuário.

Não inflamável, o desengraxante Quimatic ED SOLV irá remover de forma segura e eficaz sujidades como graxas, óleos, entre outros resíduos. 

Para as indústrias que atendem sistema de gerenciamento SMS ou certificação ISO 14000, sugerimos o Quimatic ED BIO com o mesmo desempenho..

Diferentemente dos solventes que costumam atacar a pintura e criar pontos de corrosão, os desengraxantes ecológicos à base de água da Quimatic Tapmatic podem ser aplicados em vários tipos de superfície sem danificá-las ou causar corrosão. 

Como limpar máquinas agrícolas com desengraxante?

Desengraxantes são excelentes para remover a sujeira pesada de máquinas e implementos agrícolas. O desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV é ideal para efetuar esta limpeza, pois é ecologicamente correto, biodegradável e não inflamável. Veja como utilizar:

  • Diluir 1 litro do desengraxante Quimatic ED SOLV em 5 litros de água.
  • Aplicar sobre o equipamento utilizando uma pistola de ar
  • Aguardar cerca de 10 minutos (o tempo vai depender do grau de sujidade do equipamento)
  • Caso necessário, pode ser utilizado um escovão.
  • Retirar o desengraxante com água, utilizando uma mangueira.
  • Se for preciso, repetir todo o processo.

Gostou do conteúdo? Saiba um pouco mais sobre desengraxantes conferindo estes outros artigos da Quimatic Tapmatic:

Desengraxantes biodegradáveis são utilizados por concessionárias de rodovias para limpeza ecologicamente correta

Combate ao coronavírus: por que é essencial a limpeza de pisos, máquinas e superfícies nas indústrias?


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade