Quimatic Tapmatic > Explosão de silo em Palotina: como evitar acidentes e garantir uma manutenção segura e produtiva

Explosão de silo em Palotina: como evitar acidentes e garantir uma manutenção segura e produtiva

A trágica explosão de um silo na cidade de Palotina (PR) colocou em evidência os riscos de acidentes em ambientes de trabalho fechados e repletos de produtos inflamáveis,  como são os silos e também boa parte das instalações industriais.

Compreender as causas desse tipo de acidente e identificar medidas preventivas eficazes é vital para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade das instalações.

No caso dos silos – utilizados pelos produtores do setor agro para armazenar grandes volumes de grãos, como soja, milho, entre outros – os fatores de risco para um início de incêndio ou explosão são muitos:

  • A poeira de grãos suspensa no ar pode atingir níveis explosivos quando os grãos são movimentados.
  • Essa poeira suspensa é altamente inflamável e pega fogo facilmente com qualquer fonte de ignição, como faíscas de equipamentos elétricos ou fumo.
  • O ambiente confinado potencializa a chance de explosão.
  • A manutenção com produtos e métodos inadequados pode gerar faísca que vai dar início a incêndio e explosão.
  • Infiltração de águas pluviais, pois, as goteiras podem gerar pontos de aquecimento na massa de grãos.

Vale lembrar que esses riscos – também presentes em instalações industriais devido à alta presença de produtos inflamáveis, óleos, máquinas, etc. – podem ser minimizados com uma série de cuidados, como:

  • Seguir as normas de segurança elétrica.
  • Não utilizar ferramentas geradoras de faíscas nestes ambientes de trabalho.
  • Não fumar no local.
  • Controlar rigorosamente a temperatura.
  • Treinar a equipe sobre segurança.
  • Manter a manutenção dos equipamentos em dia.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) descrevem as diretrizes apropriadas para gerenciar a segurança no trabalho e evitar fontes de ignição. A NR-33, por exemplo, trata de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, como silos de grãos.

“Na hora dos trabalhos de manutenção em silos e em ambientes industriais no geral, um dos principais cuidados para garantir maior segurança é optar por soluções  não inflamáveis, não tóxicas para os usuários e que não dependam de fonte de calor externo para a execução do serviço”, ressalta o químico Marcos Pacheco, da Quimatic Tapmatic.

Como a Quimatic contribui para a segurança do trabalho nestes locais?

Em seu portfólio de produtos, a Quimatic Tapmatic conta com soluções químicas capazes de garantir manutenção com total segurança.

Alguns exemplos dessas soluções são a solda a frio para o reparo de máquinas e ferramentas (ao contrário da solda a quente, não depende de calor e não gera faíscas), os decapantes passivantes para a limpeza de aço inox, desengraxantes à base de água, que não oferecem riscos de combustão, removedores e convertedores de ferrugem que dispensam a necessidade de lixamento, e o limpa contato elétricos não inflamável para uso em máquinas e instalações elétricas em geral.  

Confira, a seguir, mais  detalhes das soluções químicas citadas acima:

  • Compostos de resina epóxi – As resinas epóxi de alto desempenho Plasteel são ideais para o reparo de máquinas, ferramentas e estruturas. Como o trabalho é todo feito a frio, sem a necessidade de fontes de calor da solda a quente, é extremamente seguro para operações em ambientes fechados e altamente inflamáveis, como silo e indústrias. Confira o nosso o conteúdo específico sobre manutenção de silos contra infiltrações: www.quimatic.com.br/blog/2017/08/reparo-em-silos-de-armazenamento-de-graos-com-infiltracao/ 
  • Decapantes Passivantes – Permitem o tratamento de superfícies de ferro, aço e aço inoxidável de forma prática e rápida. Substituem o uso de ferramentas elétricas para lixamento e polimento, reduzindo assim o potencial de faíscas que podem inflamar poeira suspensa.
  • Desengraxantes industriais – Os desengraxantes ecológicos biodegradáveis à base d’água e não inflamáveis têm alto poder de limpeza e substituem o uso de substâncias inflamáveis, como querosene e óleo diesel, reduzindo significativamente o risco de incêndio e explosão.
  • Removedores e convertedores de ferrugem – À base de água essas soluções permitem a remoção de ferrugem de forma química, sem a necessidade de materiais abrasivos. Assim, minimizam a produção de poeira nos ambientes de trabalho e não oferecem o risco da geração de faísca presentes nos outros métodos
  • Limpa contato elétrico não inflamável – O produto garante a manutenção segura de equipamentos elétricos sem o risco de produzir faíscas ou explosões, mesmo quando o equipamento está energizado.

Vale reforçar: a escolha de soluções e métodos de trabalho mais seguros devem sempre ser encaradas como prioridade por indústrias dos mais diversos setores. Além de ajudar a minimizar o risco de acidentes e explosões, esses cuidados garantem um trabalho mais sustentável, amigável ao trabalhador e ao meio ambiente, e com boas chances de contribuir para o aumento de produtividade. Entre em contato conosco para saber como os nossos produtos podem ajudar a tornar o ambiente de trabalho industrial mais seguro e eficiente.


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade