Quimatic Tapmatic > Veja cuidados importantes na indústria para evitar acidentes de trabalho

Veja cuidados importantes na indústria para evitar acidentes de trabalho

Você já parou para pensar se sua empresa está fazendo tudo o que é possível para evitar acidentes de trabalho?  Infelizmente, o Brasil ainda detém péssimos números quando o assunto é segurança no trabalho: somos o 4º país do mundo onde mais acontecem acidentes de trabalho e, de acordo com o levantamento da Previdência Social – divulgado em abril de 2023 – ocorreram 536.174 acidentes do trabalho em 2021, o que resulta em uma média de 44.681 por mês, 1.468 por dia, 61 por hora. 

Para não ter a infelicidade de fazer parte dessas estatísticas, o melhor caminho é sempre a prevenção. A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), por exemplo, tem um papel muito importante por engajar colaboradores na cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

 Alguns dos cuidados sempre lembrados no evento são a necessidade do uso correto de EPIs e a aquisição, armazenagem e uso responsável de máquinas e matérias-primas. 

Na hora de adquirir  produtos químicos, por exemplo, é importante buscar junto aos fornecedores uma série de informações, para garantir assim uma compra segura e, ao mesmo tempo, com todas as informações necessárias para um uso correto e eficaz das soluções.  A seguir, detalhamos um pouco mais os cuidados essenciais para a aquisição, armazenamento e uso dos produtos químicos:

Sistema GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos)

O sistema internacional de classificação foi criado para padronizar a forma como os perigos oferecidos pelas soluções químicas são comunicados através de rótulos, embalagens e da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos).

No Brasil, o GHS é traduzido pela norma ABNT NBR 14725, que estipula quais informações são importantes na elaboração de rótulos e FISPQs de produtos. Entre as informações que são obrigatórias estão pictogramas, frases de perigo, dados sobre primeiros socorros e precauções a serem tomadas.

Focando na relação de transparência com os clientes, a Quimatic Tapmatic segue o sistema GHS, fornecendo em seus rótulos um resumo das informações necessárias para trabalhos com maior segurança e precisão, e disponibiliza também em seu site a FISPQ com as informações mais detalhadas.

É crucial que o profissional leia detalhadamente os rótulos para conhecer o tipo de produto químico que está sendo manipulado, incluindo seus riscos, efeitos e precauções necessárias. Isso ajudará a evitar acidentes e minimizar os riscos para a saúde.

No que se refere a produtos químicos, uma ótima forma de aumentar a proteção é escolher fornecedores que classificam e sinalizam os riscos de uso corretamente de seus produtos de acordo com o sistema GHS.

FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos)

O documento obrigatório pela legislação brasileira deve conter informações detalhadas sobre a segurança dos produtos químicos comercializados no país. Esses dados são: identificação do produto, suas propriedades físicas e químicas, riscos para a saúde humana e o meio ambiente, precauções de segurança para o manuseio e armazenamento, entre outras informações relevantes. Através de seu site, a Quimatic Tapmatic disponibiliza a FISPQ de todos os seus produtos para o cliente, de forma prática, acessível e transparente.

Armazenamento

Os produtos químicos devem ser armazenados de maneira segura, longe de fontes de calor e fogo, e em local adequado para evitar incêndios, derramamentos ou vazamentos. É importante seguir as instruções de manipulação e armazenamento dos rótulos das soluções.

EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)

O uso dos EPIs sugeridos para o manuseio de cada produto é fundamental, entre eles luvas, máscaras, óculos de segurança, aventais, etc. O EPI protege o profissional de possíveis exposições a produtos tóxicos e corrosivos.

Quimatic Tapmatic: pioneira no fornecimento de soluções sustentáveis nacionais para a indústria brasileira

Sempre comprometida com a segurança dos consumidores, a Quimatic Tapmatic é pioneira na produção nacional de soluções sustentáveis para a manutenção industrial. Essas soluções são sempre pensadas para garantir ótimo desempenho, economia, além de segurança para a mão de obra e o meio ambiente. A empresa utiliza o sistema GHS em todos os seus rótulos e também disponibiliza com praticidade as FISPQs, primando assim pela transparência na relação com o cliente.

Confira a seguir uma série de soluções sustentáveis da Quimatic Tapmatic projetadas para garantir o máximo de segurança, praticidade e produtividade ao segmento industrial, respeitando sempre o trabalhador e o meio ambiente.

 

LINHA DE LIMPA CONTATOS ELÉTRICOS

  •     Máxima segurança ao usuário e meio ambiente na limpeza de contatos elétricos.
  •     Produtos ISENTOS de Percloroetileno. A Quimatic Tapmatic não usa esse componente tóxico em suas fórmulas, pois ele é capaz de causar câncer no usuário. Apesar disso, o Percloroetileno ainda está presente em uma grande quantidade de produtos disponíveis no mercado, então fique atento na hora da compra. Percloroetileno é classificado como potencialmente cancerígeno por agências como NPT, IARC, EPA e OSHA. Infelizmente o  componente ainda pode ser encontrado em algumas marcas de fluidos de corte, limpa contatos elétricos e produtos de limpeza em geral (lavagem a seco, desengraxe de peças em máquinas fechadas, etc).
  •     ISENTOS de CO2 e CFC;
  •     Rápida evaporação;
  •     Restauração segura da condutividade dos contatos elétricos.

 

Limpa Contato Elétrico Ação Imediata 

  • produto isento de CO2, CFC e HCFC 

Limpa Contato Elétrico Não Inflamável

  • produto isento de CO2, CFC e HCFC 
  •     Seguro. Mesmo úmido, não propaga fogo.
  •     Não condutor até 2000V, o que torna a solução mais eficaz ao usuário

 Desengraxante Dielétrico Quimatic

  • ATENDE ÀS NORMAS ISO 14001 (meio ambiente), NR15.
  • (insalubridade), NR16 (atividades e operações.
  • perigosas) e NR20 (inflamabilidade).
  • Não Inflamável e com alta rigidez dielétrica até 24Kv, assim limpa sem riscos de explosões ou curto circuitos.

 

 Desengraxantes da Série ED – Contêm aditivos de Extremo Desengraxe

 

QUIMATIC ED SOLV

  • Contém solvente ecológico.
  • Por ser superconcentrado é ideal para substituição de solventes agressivos ao usuário.

QUIMATIC ED BIO

  • Produto Base Água.
  • Ideal para empresas com sistema de gerenciamento SMS ou com certificação ISO 14000.

 QUIMATIC ED LAV

  • Contém solventes ecológicos. Por ser superconcentrado é ideal para substituição de solventes agressivos ao usuário.
  • Não espuma e tem odor leve.

 

ÓLEO SOLÚVEL ME-3 – Sintético de base vegetal

  • Lubrificante oriundo de fontes renováveis.
  • Coloração translúcida, facilita visualização do corte.

Boas práticas:

  • Estimular a limpeza e higiene pessoal e das máquinas.
  • Limpeza e desinfecção da máquina na troca da solução deteriorada de óleo solúvel.
  • Remover mecanicamente cavacos, sujeira depositada e incrustada.

 

FLUIDOS DE CORTE ECOLÓGICOS E NÃO INFLAMÁVEIS

 

QUIMATIC 1 ECO – Usinagem de metais ferrosos, amarelos e fundidos em geral. Contém aditivos de alta performance.

AQUATIC – BASE ÁGUA – Ideal para usinagem onde não é permitida a presença de solventes orgânicos.

QUIMATIC 2 – ECOLÓGICO – Para usinagem de alumínio e suas ligas, magnésio, nylon e plásticos em geral. Usinagem limpa. Evita emplastamento.

QUIMATIC 3 SUPER FLUIDO – Máxima lubrificação para usinagem pesada e de metais de alta dureza.

 

Gostou do conteúdo? Confira outros exemplos de segurança e sustentabilidade na indústria nos artigos abaixo:

Fluido de corte ecológico para usinagem de metais de elevada dureza concilia desempenho e sustentabilidade

https://www.quimatic.com.br/blog/2018/07/fluido-de-corte-ecologico-para-usinagem-de-metais-de-elevada-dureza-concilia-desempenho-e-sustentabilidade/

Quimatic Tapmatic participa de Sipat da Suzano

https://www.quimatic.com.br/blog/2019/05/quimatic-tapmatic-em-evento-de-seguranca-do-trabalho-na-suzano/

5 aplicações que comprovam a eficácia do desengraxante à base d’água Quimatic ED SOLV na indústria

https://www.quimatic.com.br/blog/2019/10/aplicacoes-desengraxante-alcalino-quimatic-ed-solv-industrias-2/

 

 


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade