Dicas técnicas

Como reparar e proteger boilers com corrosão interna pelo contato com a água aquecida a até 80°C?

O desgaste dos boilers acontece geralmente devido à alta temperatura da água e baixo pH, que degradam o revestimento epóxi do tanque de aço carbono. Este problema provoca a corrosão, que se alastra e desplaca a tinta protetiva, degradando a superfície.

Por isso, a inspeção é tão importante, pois permitirá identificar os problemas antes que eles se agravem, evitando que se chegue ao ponto de vazamentos (quando a única forma de reparo seria a solução emergencial de tapar os furos).

Somente os boilers de maior porte possuem porta para inspeção que permite o acesso interno para manutenção. Muitos desses tanques - utilizados para armazenagem de água quente, a fim de abastecer de forma imediata processos residenciais e industriais - são feitos em inox. Mas devido ao alto custo, é comum encontrá-los também em aço carbono, pintados com tinta epóxi.

Para o reparo interno dos tanques - quando há o acesso - recomendamos o uso dos seguintes produtos: desengraxante Quimatic ED SOLV, removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox Gel, e resina epóxi Plasteel Massa 4:1, Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco (no caso de necessidade de revestimento de grau alimentício)

Solução:

  • Antes de iniciar, avalie o boiler interna e externamente, identificando possíveis pontos de corrosão e vazamentos. Tenha atenção especial aos pontos de solda da estrutura e fixação dos tubos de entrada e saída de água.
  • Se o boiler não tiver acesso, resta somente a possibilidade de reparar os possíveis furos pela parte externa, utilizando Plasteel Massa 4:1.
  • Se for necessária uma recuperação muito rápida, utilize Plasteel Rapid 1:1

Para a reparação/prevenção da oxidação interna, há  as seguintes opções:

Opção 1:

  • Jateamento com granalha abrasiva ou emoção da ferrugem com lixamento abrasivo. Ambos os processos abrasivos podem expor furos e trincas, que necessitam ser recuperados pontualmente com solda a frio Plasteel Massa  4:1.
  • Efetue a limpeza com desengraxante Quimatic ED SOLV, secando bem a superfície.
  • Aplique a resina cerâmica para revestimento interno com: Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco, conforme instruções na ficha técnica.

Opção 2:

  • Remova a ferrugem solta com abrasivo.
  • Aplique o removedor de ferrugem e fosfatizante Quimox Gel, observando as recomendações em ficha técnica.
  • Utilize a resina cerâmica para revestimento interno: Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco, conforme instruções na ficha técnica.

A Quimatic Tapmatic tem uma extensa linha de produtos voltados para prevenção e recuperação de equipamentos. O processo de recuperação pode ser feito com mão de obra própria e no local, com excelente custo-benefício. A solução com a linha Plasteel é a mais rápida, econômica e de grande durabilidade do mercado. 

Vale lembrar que, além do uso em reparos, as resinas cerâmicas Plasteel também podem ser utilizadas como revestimento em boilers novos, aumentando a vida útil dos equipamentos. 

Produtos utilizados

Desengraxante QUIMATIC ED SOLV
Plasteel Cerâmico Pintável Azul 3:1
Plasteel Cerâmico Pintável Branco 4:1
Plasteel Massa 4:1
Plasteel Rapid 1:1
QUIMOX GEL – Neutralizador de Ferrugem

Envie sua dúvida

* campos obrigatórios.

Central de Atendimento ao Cliente

Fone: ( 11 ) 3312-9999
E-mail: sac@quimatic.com.br

Ir para o topo

SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 QUIMATIC TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade