Quimatic Tapmatic > Conheça os tipos de galvanização

Conheça os tipos de galvanização

Galvanização como solução contra ferrugem

No texto anterior falamos sobre “o que é galvanização“. Neste você verá:

  • Tipos de galvanização
    • A quente
    • Eletrolítica
    • Metalização
    • A Frio
  • Desvantagens dos métodos convencionais
  • Vantagens da galvanização a frio

Entenda os diferentes métodos de galvanização

Há diversas formas de galvanização de metais. Esses métodos também podem ser complementares, principalmente no caso de reparos. Entenda melhor as vantagens e desvantagens de cada um a seguir:

Galvanização por imersão a quente

Este foi o primeiro método de galvanização e consiste em imergir o metal em um banho de zinco fundido em temperatura acima de 450 graus centígrados. As principais vantagens da galvanização por imersão a quente ou a fogo são a camada uniforme de zinco, bem como a capacidade de se adaptar a peças de diferentes formas e tamanhos. O processo, porém, só pode ser realizado por empresas especializadas, que têm a infraestrutura necessária para providenciar o banho quente de zinco. Isso exige, portanto, toda uma logística para o envio de peças para o local onde será feita a galvanização, montagem e desmontagem do equipamento na indústria, gasto com transporte, além de todo o tempo de espera até a peça voltar, ser colocada novamente em seu lugar e ser preparada para começar a operar.

Galvanização por eletrodeposição ou eletrolítica

Também é feita através da imersão da peça em solução de sais de zinco, nesse caso à temperatura ambiente . O motivo é que a adesão ocorre com a ajuda de uma corrente elétrica. Esse método foi desenvolvido no século XIX e é amplamente utilizado para revestir peças metálicas com formas complexas. Suas vantagens são semelhantes às da galvanização a quente. As desvantagens, também: incluem o alto custo da equipe e dos equipamentos necessários para realizar o processo, além claro, de toda a questão que envolve o transporte, desmontagem e montagem das peças para o envio para uma empresa especializada.

Metalização

Método também conhecido como Projeção Térmica. Neste processo, o zinco é aplicado sobre a peça com a ajuda de uma pistola de aplicação preparada para operar com o líquido em alta temperatura. O processo deposita uma camada fina de zinco sobre a superfície metálica. A desvantagem é que além da complexidade na aplicação, este pode ser um método de elevado custo, pois exige o envio da peça para empresa especializada, uso de equipamento complexo e caro para a aplicação, bem como toda a logística para o transporte, desmontagem e montagem da peça, etc.

Galvanização a frio

Sem exigir mão de obra especializada, a galvanização a frio pode ser aplicada no próprio local onde a peça se encontra. Ou seja, sem gastos ou demora com montagem/desmontagem e transporte da estrutura até uma empresa terceirizada. Indicado tanto para a proteção total de peças novas metálicas, como para manutenção e reparos, o método oferece ainda a vantagem de ser extremamente fácil de aplicar – com pincel, rolo ou na versão aerossol, de forma semelhante a uma pintura. Ele também garante a mesma proteção galvânica que outras formas de aplicação. É preciso, no entanto, que o aplicador siga com atenção as instruções de embalagem do fabricante, para que a camada protetora de zinco fique uniforme e resistente.

Vantagens e desvantagens entre os 4 tipos de galvanização

Galvanização a frio como processo de manutenção dos demais tipos de Galvanização

É bastante comum, por exemplo, que o ferro e o aço já recebam uma galvanização a quente com banho de zinco fundido (a uma temperatura de 450 graus centígrados) no momento em que são produzidos, já que esses metais são utilizados para construir as mais diversas peças e estruturas metálicas.

Entretanto, com o tempo, esta camada protetora tende a se desgastar ou trincar devido à intempérie, impactos, fricção, entre outros fatores. Nesse momento, será preciso reaplicar a proteção galvânica para evitar o surgimento de corrosão e ferrugem nos pontos expostos ao ar e à água.

Essa nova camada de proteção galvânica pode tanto ser aplicada por empresas especializadas, através dos métodos a quente, eletrolítico ou metalização – ou ainda no próprio local onde a estrutura/equipamento se encontra, nesse caso através da galvanização a frio. No artigo a seguir falaremos mais sobre a galvanização aplicada como solução em diversas indústrias e por que este método é o mais eficaz.

Continue assistindo o restante da entrevista com o conteúdo complementar sobre:


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade