Quimatic Tapmatic > Coronavírus: como as indústrias podem conservar o óleo solúvel da usinagem em períodos de menor produtividade

Coronavírus: como as indústrias podem conservar o óleo solúvel da usinagem em períodos de menor produtividade

O coronavírus vem levando muitas indústrias a reduzir ou até mesmo parar a usinagem . A Quimatic Tapmatic alerta que o momento exige uma série de cuidados extras para a conservação da qualidade do óleo solúvel que irá ficar mais tempo parado no reservatório das máquinas.

“Quando parado ou sem a devida reposição de concentrado, o óleo solúvel fica sujeito à ação de micro-organismos e pode se estragar prematuramente, causando mais prejuízos às indústrias”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic.

Problemas com o óleo solúvel na usinagem

De acordo com o químico da Quimatic Tapmatic, o óleo solúvel deteriorado pode gerar:

  • Mau cheiro no ambiente de trabalho (ambiente insalubre)
  • Riscos para a saúde dos operadores (como irritação das vias respiratórias e também na pele
  • Corrosão e desgaste nas máquinas de usinagem
  • Falhas na produção de peças

Para evitar estes riscos, a única solução é proteger o óleo solúvel. Veja a seguir como fazer.

Como conservar o óleo solúvel em tempos de coronavírus

Mesmo com a redução do ritmo de atividades devido ao coronavírus, é possível evitar a contaminação do óleo solúvel de forma fácil. Basta tratar de maneira preventiva a emulsão antes de parar ou reduzir o volume de produção. Depois, no retorno ao ritmo de atividades normal,
deve-se complementar os cuidados.

Confira 3 dicas da Quimatic Tapmatic para manter a qualidade do óleo solúvel:

1 – Antes da parada ou redução do ritmo das máquinas, é recomendável avaliar o estado atual do óleo solúvel, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução.

2 – Em alguns casos, uma simples manutenção – com aplicação de dose extra de preservante e alcalinizante – será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno.

3 – No retorno ao ritmo normal de atividades, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem das propriedades do óleo solúvel.  Estes cuidados consistem em verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio e remover o tramp oil.

É importante que o tramp oil seja constantemente removido da solução. Existem no mercado equipamentos próprios para esta remoção, como o “skimmer” de disco ou correia.

E o que fazer se o óleo solúvel se deteriorar durante o surto de coronavírus?

Se os cuidados não forem realizados da forma correta – ou se não ocorrerem – existe um grande risco do óleo solúvel já estar deteriorado na hora do retorno às atividades. 

Neste caso, será necessário:

  • trocar a solução, realizando antes uma boa limpeza no reservatório e na máquina. 
  • a limpeza deve ser feita com um desengraxante industrial, como o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, e um bactericida, como o Limpomaq.
  • Atenção: não adianta apenas remover o óleo solúvel contaminado e colocar óleo novo no lugar (sem fazer a devida limpeza). Afinal, os micro-organismos ainda presentes no sistema voltarão a contaminar a solução, levando à rápida perda de todo o volume de óleo solúvel reposto.

Saiba como realizar a limpeza do reservatório de óleo solúvel passo a passo neste vídeo:

Porque é importante contar com óleo solúvel bem conservado e de alta qualidade

Um óleo solúvel bem conservado e de alta qualidade minimiza o atrito e o calor gerados nos processos de usinagem e corte de metais. Além disso, uma boa emulsão  garante:

  • melhor resistência ao apodrecimento
  • maior proteção contra o desgaste excessivo de ferramentas
  • maior qualidade das peças, evitando que mesmas apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima)
  • maior estabilidade na usinagem (reduz a vibração, nível de ruídos e danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos).

Linha Quimatic Tapmatic

A Quimatic Tapmatic possui uma linha completa de óleo solúvel e produtos para a limpeza de reservatórios. Confira algumas soluções:  

Óleo Solúvel ME1 da Quimatic Tapmatic

ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético – Indicado para usinagem de metais em geral em máquinas operatrizes, inclusive CNCs. O ME-1 oferece lubrificação similar a de um óleo solúvel mineral convencional, porém com maior vida útil da solução abastecida no reservatório. Ecológico, o produto é isento de nitrito, boro, cloro, enxofre, compostos aromáticos e metais pesados.

Desengraxante Quimatic ED SOLV

Desengraxante Quimatic ED SOLV Desengraxante industrial à base de água, biodegradável e não inflamável.  É ideal para limpeza e desengraxe pesado que exijam rapidez e eficiência. Utilizada em metais ferrosos e aço inoxidável, a solução destaca-se também por contar com odor cítrico leve e agradável. Econômico, pode ser diluído de até 1:100 em água.

Limpomaq da Quimatic Tapmatic. Desinfetante para máquinas operatrizes

LimpomaqSanitizante próprio para limpeza de reservatórios do óleo solúvel, o produto oferece poderosa combinação de agentes antimicrobianos e de limpeza. Sua limpeza eficaz aumenta a vida útil do óleo solúvel abastecido no reservatório.

Conservação de máquinas operatrizes

NA MÍDIA! Confira os principais veículos que publicaram este conteúdo da Quimatic Tapmatic:

Sinproquim

https://sinproquim.org.br/noticia/1622

Meio Filtrante

https://www.meiofiltrante.com.br/Noticia/57622/cuidados-extras-para-a-conservacao-da-qualidade-do-oleo-soluvel-da-usinagem

Negócios em Foco

https://negociosemfoco.com/amp/?releaseid=2466422

EAE Máquinas

https://eaemaq.com.br/2020/04/07/coronavirus-como-as-industrias-podem-conservar-o-oleo-soluvel-da-usinagem-em-periodos-de-menor-produtividade/

Indústria 4.0

https://www.industria40.ind.br/tag/usinagem

CIMM -09abril20 – Óleo Solúvel X Coronavírus

https://www.cimm.com.br/portal/artigos/19739-coronavirus-como-as-industrias-podem-conservar-o-oleo-soluvel-da-usinagem-em-periodos-de-menor-produtividade

SEGS

https://www.segs.com.br/demais/226704-coronavirus-como-as-industrias-podem-conservar-o-oleo-soluvel-da-usinagem-em-periodos-de-menor-produtividade

Revista Analytica

https://revistaanalytica.com.br/coronavirus-como-a-manutencao-industrial-pode-reduzir-prejuizos-financeiros-e-riscos-a-saude-de-profissionais/


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade