Quimatic Tapmatic > Assista à gravação do webinar “Técnicas de tratamento de superfícies contra corrosão” e confira as respostas às dúvidas dos participantes

Assista à gravação do webinar “Técnicas de tratamento de superfícies contra corrosão” e confira as respostas às dúvidas dos participantes

A Quimatic Tapmatic promoveu na terça-feira, 30 de junho, o webinar “Técnicas de tratamento de superfícies contra corrosão.”

Na videoconferência, o químico da empresa, Marcos Pacheco, falou sobre os diversos aspectos do tema, incluindo:

  • Principais causas da corrosão e ferrugem, e a identificação dos diferentes estágios do problema
  • Técnicas utilizadas para acabar ou minimizar os danos nos metais
  • Soluções químicas que podem ser mais eficazes, priorizando tempo, segurança e investimento.

Estima-se que a corrosão gere uma perda acima de US$ 300 bilhões anuais na economia global. Só no Brasil, o problema consome 4% do PIB. O maior impacto acontece nas áreas litorâneas, onde os níveis de corrosão podem ser até 150 vezes superiores aos da zona rural.

Tanto a manutenção preventiva quanto a corretiva são essenciais para evitar prejuízos a consumidores e para a indústria devido à oxidação, corrosão e ferrugem.

Confira o webinar gravado na íntegra e também as respostas a todas as perguntas enviadas pelos participantes.

Leia também!

Saiba quais produtos funcionam para a proteção anticorrosiva e galvanização a frio de metais

Descubra como eliminar a ferrugem de forma rápida, prática e sem esforço

Conheça o convertedor de ferrugem PCF e saiba porque o produto supera a concorrência

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A aplicação de revestimentos da Quimatic Tapmatic é recomendada sobre carepa de laminação?

Nenhum revestimento deve ser aplicado sobre carepa de laminação, pois conforme foi explicado no webinar, a carepa de laminação é um tipo de corrosão (ferrugem) e nunca deve-se aplicar revestimento sobre a ferrugem ou corrosão. A carepa é a 3ª camada do ferrugem, com característica mais dura. O mais indicado é a limpeza por método abrasivo, para remoção de ao menos 90% do ferrugem, em seguida aplicar um decapante químico, como Quimox Gel. Se tiver acesso ao jateamento abrasivo este também pode ser utilizado para chegar ao padrão D Sa 2 de limpeza. Após isso, o indicado é aplicar a galvanização a frio com CRZ ou Galvalum, aumentando a vida útil do material.

Como eliminar ou paralisar a ferrugem dentro de tubos metálicos de 100 mm? Trata-se de estrutura metálica treliça exposta ao tempo. Como evitar a ação corrosiva do sol, chuva e intempéries. Existe algum produto específico para utilizar sobre a pintura?

Os 100mm informados na pergunta seriam o diâmetro dos tubos? Se for, o que deve ser feito é aplicar um revestimento dentro dos tubos, antes que a ferrugem ocorra. O ideal é a galvanização a frio e aplicação por imersão. Também é indicado que as extremidades dos tubos ocos sejam tampadas, se possível, para evitar a entrada de chuva e umidade.

Como podemos interpretar o teste de salt spray com relação a tempo de durabilidade?

O teste de salt spray é mais um teste comparativo entre produtos concorrentes do que propriamente de correlação com intemperismo. Mas de um modo geral, podemos dizer que cada dia de proteção na câmara corresponde a aproximadamente 2 meses de exposição ao intemperismo em região não litorânea e a 15 dias em região litorânea.

Como proteger aço galvanizado de corrosão?

Aplicando sobre o mesmo um revestimento de acabamento, que pode ser à base de esmalte sintético, tinta PU ou tinta epóxi.

Como tratar corrosão em pilar no pilotis de edifícios de mais de 10 andares?

Se for a estrutura metálica que está exposta, o ideal é tratar com o fundo convertedor de ferrugem PCF e depois cimentar por cima. O PCF é compatível com o cimento que será aplicado sobre a estrutura metálica.

É possível eliminar a corrosão com pintura eletrostática?

Não. A pintura eletrostática é só uma outra forma de aplicação da pintura, onde usa-se polaridades inversas da tinta e da superfície para atrair a tinta sobre o local da pintura e evitar desperdício. Portanto, da mesma forma que outros tipos de pintura, antes de aplicá-la é necessária a remoção da ferrugem, por tratamento mecânico ou químico, conforme explicado no webinar.

Se a superfície estiver corroída há anos, há tratamento? Qual o tratamento mais indicado contra urina de cachorro?

Quanto mais velha a corrosão, maiores são as camadas A, B e C, conforme explicado no webinar, e mais trabalhosa é a remoção. Mas o tratamento pode ser feito sim, principalmente se o método utilizado for o de jateamento abrasivo. O problema é somente se a superfície já está tão gasta que já furou, trincou ou ficou com uma superfície muito irregular. Nesses casos, depois da remoção sempre é recomendável preenchimento das irregularidades e imperfeições. Para este preenchimento recomendamos utilizar nossa resina epóxi Plasteel. Vale a pena assistir ao webinar sobre resinas aplicadas à manutenção clicando aqui

Em equipamentos de alturas elevadas, como Torres e Tanques de armazenamento – que podem ter chapas de diferentes espessuras – poderíamos utilizar métodos de proteção diferentes? Quais processos mais indicados para chapas finas e de maiores espessuras?

Não é a espessura da chapa que vai dar a proteção anticorrosiva, mas sim a espessura do revestimento. O que acontece então se a chapa for fina ou grossa é só que o grau de deterioração ao longo do tempo será maior na chapa fina do que na grossa. Ou seja, uma chapa fina, em função da corrosão, vai furar mais rapidamente do que uma chapa grossa.

Gostaria de saber se vocês trabalham com produtos para tratamentos de caixas d’água com corrosão nas paredes de alvenaria

Se a corrosão for na alvenaria (e não em estruturas metálicas), a corrosão pode ser reparada através do uso de revestimento epóxi Plasteel (Vale a pena assistir ao webinar sobre resinas aplicadas à manutenção clicando aqui ). Agora se a corrosão for na estrutura metálica da alvenaria, então a recomendação é converter a ferrugem com PCF e depois fazer o reparo com cimento ou argamassa.

Inox e alumínio estão realmente livres de ferrugem?

São mais difíceis de oxidar, mas acontece a oxidação também, embora em muito menor escala. O que acontece é que o inox tem uma camada de óxido de cromo na superfície que atua como uma barreira e impede a oxidação do ferro. Mas eventualmente essa camada pode ser removida e aí acontece a oxidação (corrosão).

Nesse caso, a corrosão deve ser removida (com nossa linha de decapantes de inox: Limpa Inox, Limpa Inox Gel ou Limpa Solda Inox, disponível nas versões não-mancha e ação rápida). Esta linha, além da remoção da corrosão, promove também a passivação da superfície, restaurando a camada de óxido de cromo.

No caso do alumínio, a oxidação leva à formação de óxido de alumínio que, diferentemente do óxido de ferro, não se solta da superfície. Por isso que superfícies de alumínio, mesmo sofrendo oxidação, não se deterioram, a não ser somente depois de muito tempo de exposição e oxidação.

Teriam como passar maiores detalhes sobre Galvanização a Frio?

Na página sobre galvanização a frio em nosso site é possível encontrar todos os detalhes técnicos de aplicação das Galvanizações a Frio que fabricamos. Também na ficha técnica disponível no site temos informações sobre modo de aplicação, rendimento, espessura ideal de aplicação, entre outros dados. Confira também o vídeo prático de aplicação.

As embalagens comercializadas são: aerossol de 300 ml ideal para aplicação no cordão de solda. E para  aplicações a pincel ou pistola nas embalagens de 225ml /900ml / 3,6 galão e 18 litros .

Nossas vendas são realizadas via rede de distribuição, caso tenha interesse em adquirir algum produto entre em contato que teremos prazer em informar-lhe o melhor local

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Qual é a Melhor forma de tratamento da corrosão?

Existem vários processos e produtos em nossa linha para tratamento da corrosão. Tudo depende do grau, da disponibilidade do preparo da superfície e tempo. Na página de produtos anticorrosivos de nosso site é possível encontrar todos os nossos produtos voltados ao tratamento de corrosão, detalhes técnicos, inclusive vídeos de aplicação. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Quais os métodos avançados de preparação de superfície?

Existem vários métodos de preparação da superfície, desde tratamentos mecânicos através de jateamento ou ferramentas abrasivas, decapagem e   preparo do substrato através de nossas soluções químicas. Na página de produtos anticorrosivos de nosso site é possível encontrar todos os nossos produtos voltados ao tratamento de superfície, detalhes técnicos, inclusive vídeos de aplicação. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Após a aplicação de PCF – seguindo as instruções e com a pintura – em quanto tempo retorna a ferrugem de aço exposto ao tempo?

Geralmente no caso de aço exposto ao tempo, após o uso do PCF com uma tinta esmalte aplicada sobre o mesmo (duas demãos de cada revestimento), a proteção será de, no mínimo, 3 anos em região não litorânea e de, no mínimo, 1 ano em região litorânea.

O que devo utilizar nas caldeiras aquatubular para prevenir corrosão?

Recomendados a galvanização a frio, com CRZ ou Galvalum.

O que usar para eliminar corrosão e prevenir?

Existem vários processos e produtos em nossa linha para tratamento da corrosão. Tudo depende do grau, da disponibilidade do preparo da superfície e tempo. Na página de produtos anticorrosivos de nosso site é possível encontrar todos os nossos produtos voltados ao tratamento de corrosão, detalhes técnicos, inclusive vídeos de aplicação.

Conforme ressaltamos em nosso webinar, umas das melhores soluções é uma boa preparação da superfície com Quimox Gel ou Quimox líquido e depois aplicar a galvanização a frio para uma excelente proteção anticorrosiva.

Nossas vendas são realizadas via rede de distribuição, caso tenha interesse em adquirir algum produto entre em contato que teremos prazer em informar-lhe o melhor local

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Onde conseguimos amostras para testes desses produtos?

Você pode entrar em contato com um de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Assim, lhe orientaremos sobre a melhor forma de receber amostra e até um teste de produto, que poderá ser feito por um consultor nosso de sua região, se for o caso.

Para superfícies galvanizadas qual o melhor método para limpeza quando o substrato já está 30% corroído?

Se a intenção é regalvanizar a superfície, aconselhamos a remoção da corrosão através de tratamento mecânico, jateamento, esmerilhamento ou lixamento, caso a superfície resista a estes atritos. Também indicamos a limpeza química com Quimox Gel e depois aplicar Galvanização a frio.  Em nosso site é possível encontrar todos os detalhes técnicos de aplicação das Galvanizações a Frio que fabricamos, inclusive vídeos de aplicação.

Nossas vendas são realizadas via rede de distribuição, caso tenha interesse em adquirir algum produto entre em contato que teremos  prazer em informá-lhe o melhor local

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Posso usar removedor de ferrugem Quimox e depois convertedor de ferrugem PCF?

Não. Ou se usa um produto ou outro. O uso do Quimox vai remover a ferrugem e, portanto, não tem sentido depois aplicar o PCF para converter a ferrugem que já foi removida.

Que produto posso usar para conter corrosão em empilhadeira?

Recomendamos a galvanização a frio e depois pintar por cima com a tinta da cor desejada, conforme explicado no webinar.

Protetivo é a melhor opção?

Protetivo é opção apenas para proteção temporária, durante estocagem e transporte. Afinal, a proteção anticorrosiva do protetivo é muito menor do que das tintas ou da galvanização a frio.

Quais os procedimentos para recuperação de estruturas metálicas de metalon, e similares, bem como tubulações externas de sistemas de refrigeração, estruturas metálicas de suporte para a base de sistema de refrigeração, antenas de celulares, etc? Falar também de pintura de bandejas e de gabinetes de fancoils/selfs, espelhos, tampas, condensadores chiller e recuperação de telhados metálicos.

A grande preocupação do tratamento de estruturas feitas em metalon é a garantia de preparo de superfície e a limitação de aplicação de qualquer revestimento na parte interna do tubo por falta de acesso. Sendo assim, o processo de corrosão poderá ser de dentro para fora já que o interno estará sem proteção. Para as outras situações nossos produtos para Galvanização a Frio atenderão com certeza.

Em nosso site é possível encontrar todos os detalhes técnicos de aplicação das Galvanizações a Frio que fabricamos, inclusive vídeos de aplicação. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Quais são os materiais que sofrem corrosão com mais facilidade?

O ferro é o metal que sofre corrosão com mais facilidade. De todos os tipos, o ferro fundido é o mais vulnerável à ferrugem.

Quais técnicas temos além de pinturas para evitar a corrosão?

Já falamos no webinar sobre a galvanização a frio e sobre os protetivos temporários, mas também existe a proteção anticorrosiva para o ferro através do fornecimento constante de uma corrente elétrica. Neste caso, uma corrente de baixa voltagem vai criar uma rede eletrônica na superfície, impedindo que o ferro perca elétrons e se oxide.

Qual a importância do sulfato de cobre contra o processo de corrosão?

Não sei bem como seria esse processo em que o sulfato de cobre irá atuar sobre a superfície. Mas se for depositada uma camada de cobre sobre o ferro, esta camada também dará proteção galvânica ao ferro, impedindo a oxidação e corrosão.

Qual futuro da indústria 4.0 aplicada à inspeção?

Acredito que trará formas mais modernas, mais automatizadas e mais rápidas de avaliação da corrosão.

Qual melhor técnica contra corrosão?

Existem vários processos e produtos em nossa linha para tratamento da corrosão. Tudo depende do grau, da disponibilidade do preparo da superfície e tempo. Na página de produtos anticorrosivos de nosso site é possível encontrar todos os nossos produtos voltados ao tratamento de corrosão, detalhes técnicos, inclusive vídeos de aplicação. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Qual o melhor forma de proteger superfícies locais de maresia?

Como foi abordado em nosso webinar, o processo de galvanização a frio em substratos ferrosos é muito mais eficaz e duradouro do que as tintas de um modo em geral

Em nosso site é possível encontrar todos os detalhes técnicos de aplicação das Galvanizações a Frio que fabricamos, inclusive vídeos de aplicação. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato através de nossos canais de atendimento (e-mail: sac@quimatic.com.br, redes sociais Facebook, Instagram, Fone: (11) 3312-9999). Nossa equipe estará à inteira disposição para atendê-lo!

Qual o melhor processo de proteção para estruturas metálicas das usinas hidrelétricas?

Recomendamos a galvanização a frio com CRZ ou Galvalum.

Qual solução para corrosão em ferragens de uma laje, causadas por infiltrações?

Sugerimos converter a ferrugem com PCF e depois proteger a ferragem com argamassa, cimento ou concreto.

Tenho uma porta de ferro, lixei muito bem e passei o PCF. Mas está voltando a enferrujar. Pintei em novembro de 2019...

Se a ferrugem foi removida, não tem sentido aplicar o PCF. Deveria ter sido aplicada a galvanização a frio, pois aí sim você teria uma proteção duradoura.

Trabalhei com Quimox em toda parte industrial, gostaria de saber quais são as limitações, e se tem alguma área em que não posso utilizar?

Se for para decapagem em materiais de ferro ou aço não há limitação alguma no uso de Quimox. Somente não é recomendado para outros tipos de metais.

Trabalho com fornecimentos de navios e tenho comprado o PCF com frequência. Gostaria de mais informações de outros produtos usados em navios para ferrugem e prevenção.

A galvanização a frio, quando a superfície pode ser devidamente preparada, conforme explicado no webinar, dará uma proteção mais duradoura do que a conferida por PCF. E no caso da necessidade de restauração de partes danificadas, muito corroídas ou danificadas, o uso do revestimento epóxi Plasteel também é interessante. Vale a pena assistir ao webinar sobre resinas aplicadas à manutenção clicando aqui

Qual o tratamento para aço inox 304 e 316?

Para limpeza e decapagem de inox, os produtos recomendados são
Limpa Inox, Limpa Inox Gel ou Limpa Solda Inox. Maiores detalhes sobre esses produtos podem ser obtidos no nosso site: www.quimatic.com.br



SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade