Quimatic Tapmatic > Vazamentos em indústrias e edifícios: como reparar máquinas, estruturas e tubulações sem perder produtividade

Vazamentos em indústrias e edifícios: como reparar máquinas, estruturas e tubulações sem perder produtividade

Vazamentos em indústrias e edifícios costumam ser fonte certa de prejuízos: com a parada de máquinas, perda de água ou de produtos, queda no volume de produção e desperdício de mão de obra.

Mas como reparar os vazamentos em máquinas, tubulações e demais estruturas de forma rápida, eficaz e segura? A resposta está na escolha correta de produtos e métodos de conserto. Gostaria de saber mais? Neste conteúdo iremos abordar:

Quais as principais causas de vazamento?

Em geral, os vazamentos em indústrias e edifícios são causados por fatores Físicos/Mecânicos e Químicos. Saber como evitá-los com uma manutenção preventiva ou preditiva é sempre melhor do que recorrer à manutenção corretiva. Conheça, com mais detalhes, os fatores mais causam vazamentos:

Físicos/Mecânicos – Variações estruturais de tubulações causadas por dilatações e contrações, em função de mudanças de temperatura. Vazamentos gerados por pancadas, atritos, tensões e perda de proteção galvânica.

Químicos – Corrosão causada por componentes químicos e também por poluição ambiental, como no caso de excesso de umidade ou ar poluído por vapores ácidos, oxiácidos e chuvas ácidas.

Alguns dos principais exemplos de vazamentos em indústrias e edificações são:

  • Vazamento em tanques metálicos e reservatórios que armazenam água, combustíveis ou produtos químicos
  • Vazamento em caixas de água
  • Vazamento em flanges e juntas em colunas de destilação
  • Vazamento em junções de máquinas
  • Vazamento em canecas que armazenam e transportam produtos
  • Vazamento em tubulações em geral
  • Vazamento em linhas de vapor e de ar comprimido
  • Entre outros.

Os prejuízos causados pelos vazamentos em indústrias e edifícios

Naturalmente, se os vazamentos em ambientes industriais, edifícios ou instalações comerciais não forem detectados a tempo, eles irão causar grandes prejuízos, principalmente devido a:

  • Perda de material
  • Desperdício de mão de obra
  • Redução de produtividade
  • Risco de contaminações na produção
  • Sujeira na fábrica
  • Problemas com a Segurança do Trabalho
  • Danos ao meio ambiente
  • E, dependendo do produto, riscos de incêndio ou explosão

Como solucionar vazamentos em indústrias e edifícios

O reparo de vazamentos em ambientes industriais e em edifícios deve ser feito com produtos seguros, práticos e que permitam retorno às atividades o quanto antes. Para estas situações, há diversas opções de produtos no portfólio da Quimatic Tapmatic. Confira as alternativas e suas vantagens:

Conheça a Linha de solda a frio Plasteel

Altamente resistentes, duráveis e fáceis de aplicar, as resinas epóxi Plasteel são excelentes para vedar vazamentos, pois oferecem uma série de vantagens:

  • Solda a frio aplicada in loco, sem a necessidade de mudar de lugar as máquinas, equipamentos e tubulações
  • Tem cura rápida, o que permite retornar a produção rapidamente (em muitos casos, o retorno acontece até duas vezes mais rápido que em outros métodos, como uso de soldas a quente, substituição de peças, etc).
  • Não dependem de calor e assim não alteram as propriedades do metal a ser reparado (ao contrário do que acontece com solda por eletrodo revestido e oxiacetileno)
  • Como não utilizam calor e nem dependem de ferramentas elétricas para sua aplicação, não oferecem o risco de faíscas, incêndio ou explosão no ambiente e trabalho
  • São altamente resistentes e podem ser reaplicadas de forma total ou localizada, se houver necessidade de algum reparo no futuro
  • Há opções de solda a frio na linha Plasteel com cura mais rápida e também resistentes a alta temperatura e a soluções químicas corrosivas.

Bandagem Industrial Taperepair® 

A bandagem industrial Taperepair® é um forma rápida e eficaz de interromper rapidamente o vazamento de tubulações em indústrias ou edifícios em geral. Ou seja, uma ótima solução para deixar no estoque e, assim, conseguir reparar de forma emergencial o vazamento logo que ele ocorre, evitando o desperdício de água, produtos e o alagamento do ambiente. Algumas das vantagens do produto são:

  • Interrompe o vazamento em até 5 minutos (tempo de aplicação da bandagem, que imediatamente irá estancar o vazamento) e tem cura total em 30 minutos.
  • Fácil de aplicar, fazendo voltas na tubulação, e muito resistente
  • Impregnada com resina polimérica hidroativada em água doce ou salgada
  • Repara de forma segura, rápida e eficaz trincas, furos e desgastes em tubulações feitas de metal, plásticos ou fibras.
  • Após a cura do produto, já é possível voltar a utilizar imediatamente a instalação.

Conheça mais detalhes sobre a Linha de reparos de vazamentos industriais

Confira em detalhes todas as soluções da Quimatic Tapmatic para o reparo de vazamentos industriais e em edifícios:

Cuidados durante o reparo de vazamentos em indústrias e edifícios

Seja em máquinas ou em tubulações, o reparo de vazamentos em ambientes industriais e em edifícios exige uma série de cuidados. As dicas abaixo são gerais, lembrando que nem todas se aplicam a todos os casos:

  • Desligue ou reduza ao máximo possível o registro de entrada de líquidos/vapor/ar do maquinário e das tubulações
  • Lixe o substrato ao redor do vazamento para remover a ferrugem, tintas e graxa.
  • Ao invés de lixamento, também é possível optar pelo removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox
  • Aumente a rugosidade da superfície, utilizando disco abrasivo ou lixa de ferro para melhor aderência da resina ou bandagem.
  • Limpe a área com desengraxante
  • Se possível, deixe a superfície seca antes da aplicação da resina ou bandagem.
  • Aplique a resina ou a bandagem em uma área maior do que a região do vazamento, aumentando a área de adesão do produto.
  • Aguarde a cura do produto conforme as instruções antes de religar o sistema de abastecimento.

Cases reais de reparos de vazamentos em indústrias e edifícios

Os exemplos abaixo são casos reais de reparos de vazamentos em indústrias e edifícios. Com a escolha correta de soluções, as empresas resolveram os problemas de vazamento com mais rapidez, economia e sem comprometer a produtividade.

Reparo de vazamento em canecas de parafina líquida

Na indústria de parafinas, houve um vazamento pelas junções das canecas que armazenam o produto na forma líquida. O problema reduzia a produtividade, pois precisavam raspar a parafina vazada para evitar contaminações do forno.

A situação foi resolvida com o uso de Plasteel Massa 4:1, que garantiu a vedação necessária. Como resultado, a empresa diminuiu o índice de vazamentos de matéria-prima, reduzindo assim a sujeira no ambiente fabril.

Tanques de caminhões com vazamento devido à abrasão

Especializada na desobstrução de redes em geral, a empresa enfrentava vazamentos (causados pela abrasão) em tanques de caminhões de sucção e desobstrução de esgotos e fossas. No início, os reparos eram feitos com a solda de chapas de aço carbono nesses locais. Mas o método consumia muito tempo, além de comprometer o metal do tanque devido ao uso de calor.

Para resolver a situação, foi feita a limpeza da área com esmerilhadeira e lixadeira, e depois foi aplicado o Plasteel Massa 4:1 para sanar o vazamento e Plasteel Cerâmico Pintável Azul para proteger da abrasão e ataque químico.

O resultado é que a companhia passou a economizar tempo e dinheiro. O reparo com solda levava cerca de 2 dias, enquanto com Plasteel pode ser feito em até 6 horas. Outra vantagem é que não é mais preciso contratar soldador, pois o próprio operador da empresa agora pode aplicar o Plasteel quando houver necessidade, e o caminhão ainda volta para a produção muito mais rápido.

Reparo de tanques encamisados em fábrica de chocolate

Um fabricante de chocolates estava com tanques encamisados com vazamento da água da camisa (não de produto). Neste caso, a água serve para resfriar o produto (aditivo) armazenado na temperatura de 120 °C na chapa e 50°C no ambiente. O vazamento gerava grandes problemas com a Segurança do Trabalho, oferecendo o risco de contaminação da produção.

O problema foi resolvido com a aplicação de Plasteel Titanium. Durante o reparo, foi possível evitar que o tanque tivesse que ser desligado totalmente, e também não foi necessário recorrer ao uso de uma solda elétrica (que gera todo um problema com segurança do trabalho para liberação de uso). O resultado foi um reparo efetuado com mais rapidez e que impediu a perda de produtividade na fábrica.

Vazamento de etanol em coluna de destilação

Na usina, o vazamento de etanol por flanges e juntas na coluna de destilação causava danos ao meio ambiente e riscos de incêndio ou explosão, comprometendo a segurança.

Até então, a usina não usava produtos para efetuar o reparo. Ao invés disso, trocava toda a junta ao redor da coluna, o que exigia uma mão de obra muito grande, porque é preciso parar a produção por muito tempo. Essa operação levava aproximadamente 48 horas.

Como alternativa, foram utilizados Plasteel Rapid para conter o vazamento, depois Plasteel Massa 4:1 e finalização com Plasteel Cerâmico Pintável Azul.

Dessa vez, a execução do serviço foi  bem mais prática e rápida, levando cerca de 6 horas, porque não foi necessária a desmontagem do equipamento.

Reparo de tubulação em edifício

Um edifício em São José dos Campos (SP) precisava solucionar o vazamento em uma caixa d’água de aço carbono de 20 mil litros. A saída da caixa estava sofrendo corrosão e havia o receio que essa tubulação estourasse.

Foi efetuada a limpeza no tubo com auxílio de uma lixa no grão 120. Em seguida, aplicou-se o removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox na parede da caixa. Por fim, o vazamento foi estancado de forma rápida e eficaz com o uso da bandagem Taperepair®.

Conserto de linha de ar comprimido de indústria de fertilizantes

A linha de ar comprimido de uma indústria de fertilizantes – com pressão de 7 bar – apresentava vazamentos constantes. A indústria não fazia nenhum tipo de reparo, assim sempre perdia muito tempo substituindo o trecho comprometido.

Como solução, foi apresentado o Plasteel Massa 4:1, que trouxe uma série de ganhos como praticidade e uma grande redução de tempo.

Antes do uso de Plasteel, a indústria fechava a linha em média por 6h para fazer a substituição do local com vazamento e ainda precisava contratar um soldador. Com o uso do Plasteel, esse tempo foi reduzido em 50%, ou seja, passou a ser de apenas 3h e pode ser aplicado por qualquer um dos funcionários treinados. 

Cia de saneamento reduz tempo de reparo de tubulações

No dia a dia de uma Cia de Água e Esgoto, vazamentos em tubulações causavam sérios danos ao meio ambiente e colocavam em risco a saúde dos colaboradores, deixando o local de trabalho insalubre.

Até então, a companhia nunca havia utilizado qualquer produto para resolver o vazamento, o que ocorria era a troca da tubulação. O tempo para substituir uma tubulação era de aproximadamente 8 horas, com apoio de 3 a 4 colaboradores.

Como alternativa, foi efetuado o reparo do vazamento com Plasteel Massa 4:1, em seguida Taperepair® e finalizado com o Plasteel Cerâmico Pintável Azul para garantir a vedação. No total, o serviço levou 4 horas e contou com o trabalho de 2 pessoas.

Ou seja, as soluções da Quimatic Tapmatic resolveram o problema na metade do tempo, economizando mão de obra e tempo de linha parada. 

E aí, o que achou do conteúdo? Gostaria de obter mais informações sobre nossos produtos para o reparo de vazamentos? Entre em contato com a nossa equipe de comercial.


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade