Sujeitos a grandes tensões mecânicas, os eixos estão entre as peças que mais sofrem desgastes em maquinários. Uma boa notícia é que é possível recuperar e proteger eixos de forma prática, rápida e segura a um custo até 90% menor que a compra de uma peça nova.

Gostaria de saber mais? Neste post iremos listar 5 vantagens de reparar o equipamento com as resinas epóxi Plasteel e citar exemplos práticos do uso da solução. Confira o conteúdo:

Vamos começar?

Por que as resinas Plasteel são úteis para o reparo de eixos

Alta resistência mecânica: reforçados com cargas especiais, a linha Plasteel solda a frio é ideal para reparar componentes mecânicos de máquinas e equipamentos expostos às tensões por tração, compressão, torção e flexão, como é o caso dos eixos.

Versatilidade com resistência química: a linha Plasteel solsa a frio recupera o dimensional de eixos danificados, também preenchem superfícies com danos por cavitação e resolvem problemas como trincas, rachaduras, falhas de fundição, desgastes superficiais e falhas de usinagem. O Plasteel Titanium por exemplo é ideal para reparar eixos e peças que terão contato direto com óleo hidráulico ou lubrificante.

Aplicação simples e segura: os produtos a linha Plasteel solsa a frio não utiliza calor (ou seja, não oferece riscos de incêndio e explosão), não causa empenamento ou danos às propriedades na estrutura reparada

Algumas das resinas mais indicadas no reparo e proteção de eixos são:

Plasteel Titanium – Resina epóxi bicomponente reforçada com titânio. Resistente à alta compressão, alta temperatura e ataque químico, é indicado para reparos de peças e equipamentos, permitindo usinagem com precisão e ótimo acabamento.

Plasteel Massa – Solda a Frio 4:1: Massa epóxi bicomponente reforçada com carga de aço, para reparo de equipamentos com desgastes, falhas de fundição, entre outros. Ideal para equipamentos expostos às tensões de tração, compressão, torção e flexão.

Plasteel Massa – Solda a Frio 1:1: Este produto oferece a facilidade de mistura, por sua proporção 1:1. Com excelente adesão, é ideal para recuperação de áreas maiores.

Conheça 5 grandes vantagens do reparo e proteção de eixos com Plasteel:

1 – Reparo não exige o uso de calor e, portanto, não empena os eixos

Eixos precisam estar bem alinhados para o desempenho de suas funções. A linha Plasteel solda a frio é a solução mais indicada para o reparo e proteção, pois não utiliza calor e, portanto, não oferece risco de empenar as peças ou de destemperar a liga metálica do eixo, o que faria o conjunto perder suas propriedades mecânicas.

Já as soldas a quente, por outro lado, aquecem o metal mudando suas propriedades e podem empenar os eixos, comprometendo seu desempenho. Outro agravante é que as soldas a fogo não são permitidas em muitos ambientes industriais devido às faíscas que podem dar início a incêndio ou explosão.

2 – Economia: reparo sai até 90% menos que o custo de um eixo novo

Muitas indústrias optam por trocar o eixo prematuramente assim que ele apresenta algum tipo de problema. Mas é possível economizar bastante ao investir no reparo da peça com os revestimentos da linha Plasteel solda a frio. O reparo pode sair até 90% menos que o preço de um eixo novo e devolve ao equipamento sua resistência original.

3 – Ganho de tempo (não compromete a produtividade)

Reparar um eixo com a linha Plasteel solda a frio traz grande ganho de tempo e ajuda as indústrias a manter a produtividade. Afinal, não é preciso locomover a peça para outros locais ou ficar aguardando a chegada do equipamento novo.

O reparo do eixo com a solda a frio Plasteel pode ser feito no próprio local onde o equipamento está, pois não é utilizado calor nesta operação (como aconteceria com o uso de solda a fogo), a resina é aplicada sem a necessidade de ferramentas pesadas e pode ser moldada manualmente.

Após algumas horas, a peça já está pronta para voltar à operação. Veja alguns exemplos: Plasteel Massa 4:1 pode ser usinado 2 horas após a aplicação; e Plasteel Titanium após 1 hora.

4 – Alta resistência mecânica após o reparo

Eixos reparados com a solda a frio Plasteel mantêm a mesma resistência estrutural de equipamentos novos, suportando assim grandes cargas. Entre os motivos para esta alta resistência está o fato dos produtos Plasteel contarem com carga de aço na fórmula. Ao contrário da solda a quente convencional, a solda a frio Plasteel permite também a união e travamento de peças com materiais diferentes, como eixos de aço carbono em buchas de latão, veja neste filme:

O reparo com Plasteel Massa 4:1 e Plasteel Massa 1:1 oferece dureza semelhante ao do aço carbono 1020, ideais para multirreparos. Já o Plasteel Titanium possui uma dureza ainda mais elevada, indicado para reparos críticos, onde além da resistência mecânica é necessária resistência à alta temperatura e ataque químico.

5 – Proteção impermeável contra corrosão

Na linha solda a frio o Plasteel Titanium ofrece excelente resistência química protegendo os equipamentos de corrosão, agentes químicos, cavitação e abrasão.

Por ser resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos e ácidos diluídos, a resina reduz a necessidade de manutenções futuras ao mesmo tempo em que garante aumento de vida útil do equipamento.

Agora que você já conhece as principais características dos produtos da linha Plasteel, veja um passo a passo de aplicação:

  • Preparar a superfície: criar rugosidade é essencial para garantir a aderência, faça isso através da abertura de perfis, lixamento ou jateamento.
  • Limpe a superfície: com desengraxante Quimatic ED SOLV ou Removedor de Ferrugem Quimox, se necessário.
  • Misturar os componentes conforme a proporção indicada no rótulo e ficha técnica.
  • Aplique a solda a frio na área afetada, o suficiente para preencher o local de desgaste.
  • Remova o excesso com cuidado conforme a solda a frio for curando e ficando mais firme.
  • Aguardar o tempo de cura conforme descrito na ficha técnica.
  • Usinar, se necessário, para restaurar tolerância ou acabamento da peça.

Para máxima eficiência e durabilidade do reparo, é essencial seguir as instruções de uso disponíveis no rótulo do produto e na ficha técnica fornecida pela Quimatic na página do produto.

Exemplos reais de uso da solda a frio Plasteel em eixos

Reparo em eixo de 6 metros

Uma empresa prestadora de serviços recebeu, com desgastes, um eixo de 6 metros de comprimento por 500 mm de diâmetro.

Para o reparo, o uso de solda a quente foi descartado, pois havia o risco do eixo empenar. Optou-se pela aplicação de Plasteel 4:1, tomando o cuidado de deixar uma profundidade maior, de 2mm, para melhor ancoragem. A aplicação foi realizada com espátula, enquanto o eixo rotacionava. O eixo voltou a desempenhar suas funções e o custo do reparo ficou em cerca de 10% de um eixo novo, o que garantiu uma grande economia.

Reparo em eixo de reator com excelente resistência mecânica

Um reator industrial teve sua produção interrompida por três dias devido ao desgaste em um eixo agitador de aço inox 316L, o que comprometeu o selo mecânico e permitiu a contaminação do produto com óleo hidráulico. A substituição da peça levaria cerca de uma semana, gerando um prejuízo significativo, já que o equipamento produz uma solução de alto valor.

Para evitar a paralisação prolongada, foi realizada a aplicação do Plasteel Titanium, solda a frio bicomponente, de excelente resistência mecânica e química. O produto foi aplicado e 24 horas depois o eixo estava reinstalado, operando normalmente sob pressão significativa de 15 bar sem apresentar qualquer vazamento, comprovando a alta resistência mecânica e estanqueidade do Plasteel Titanium.

Reparo em eixo de equipamento hidráulico

Em uma empresa de eletrofusão, um eixo de equipamento hidráulico estava desgastado na área de vedação. A companhia costumava recorrer ao embuchamento para tentar resolver o problema, mas este método tornava a recuperação inviável em muitos casos, o que acabava provocando o descarte do equipamento.

O departamento de manutenção fez então o reparo com Plasteel Massa 1:1. Após a secagem, o eixo foi usinado como se estivesse sendo produzida uma peça nova. Em seguida, a empresa efetuou um teste de vedação com o retentor montado para o trabalho, constatando que a vedação ficou perfeita. A solução garantiu um reparo rápido, econômico e de alta qualidade para o eixo.

Reparo em eixo de elevador de veículos

Em um centro automotivo, um elevador de veículos apresentava desgaste por atrito na bucha, o que levou à necessidade de recuperação do eixo. Foi realizado um rebaixamento com 2mm no raio nas duas pontas e na parte central do eixo do braço.

Como o eixo é de pequena dimensão e vazado com parede de 6mm, o uso de solda elétrica iria empenar ou trincar a peça. Já a solda a frio Plasteel 4:1 garantiu o um preenchimento eficaz, de baixo custo e sem danificar a estrutura do eixo

 Reparo de eixo em indústria de pneus

Uma fábrica de pneus costuma enfrentar desgastes em eixos. Para resolver o problema, utiliza Plasteel Massa 4:1. Depois da secagem da resina, o eixo desgastado é usinado e submetido a um teste de esforço por tração com 2 toneladas. Além da alta resistência à tração, o reparo com Plasteel fica cerca de 90% mais em conta que a compra de uma peça nova.

E aí, gostou do conteúdo? Se desejar obter mais detalhes sobre o uso da linha Plasteel no reparo e proteção de eixos, entre em contato com a nossa equipe de comercial.