Quimatic Tapmatic > Veja os cuidados necessários com o óleo solúvel no retorno das férias coletivas!

Veja os cuidados necessários com o óleo solúvel no retorno das férias coletivas!

Após o retorno das férias coletivas, é importante que as indústrias avaliem de forma minuciosa as condições do óleo solúvel armazenado nos tanques das máquinas.

Este cuidado irá evitar prejuízos com retrabalho e garantir uma volta muito mais tranquila às atividades no início do ano.

Neste artigo abordaremos:

Os riscos do óleo parado e sem reposição

No período de férias coletivas – com a pausa ou redução do ritmo de produção – o óleo solúvel acaba ficando sem a movimentação necessária e sem a reposição de concentrado, e isso aumenta bastante o risco de contaminação.

“Por isso, no retorno das férias coletivas é recomendável que as indústrias avaliem o estado geral do óleo. Os principais cuidados são analisar o pH (potencial de hidrogênio) da solução, conferir a taxa de diluição (Brix) e remover o tramp oil”, explica Marcos Pacheco, químico Sênior da Quimatic Tapmatic.

Análise do pH

O ideal é que o óleo solúvel no tanque esteja sempre com pH acima de 8,5. A redução do pH é causada pela contaminação e crescimento de micro-organismos na solução, o que eleva os níveis de gás carbônico. “Para resolver esta situação, entra-se com um preservante e um alcalinizante que irão eliminar a contaminação microbiana e corrigir o pH, fazendo com que a solução dure por mais tempo”, enfatiza o químico.

Nos casos mais graves, quando o pH chegou abaixo de 7, deve-se optar pela troca da solução. Neste caso, é necessária a limpeza mecânica do tanque com detergentes ou desengraxantes. Além disso, a máquina deve ser sanitizada com produto específico para eliminar contaminantes. Para estas duas etapas, a Quimatic Tapmatic sugere os seguintes produtos:

Desengraxante Quimatic ED SOLV

Desengraxe e limpeza industrial de alto impacto – Ecológico e Biodegradável

LIMPOMAQ – Desinfetante para Máquinas Operatrizes

Próprio para limpeza de reservatórios de óleo solúvel



Como remover o tramp oil

Outro cuidado importante é a remoção do tramp oil formado nos tanques. O tramp oil é associado principalmente aos fluidos hidráulicos e lubrificantes das máquinas, óleos de barramentos e protetivos temporários que são arrastados para o reservatório junto com o óleo solúvel.

Estes formam uma camada superficial na solução e são uma fonte de “nutrientes” que colabora com a proliferação de micro-organismos nos óleos solúveis. Existe no mercado equipamento próprio para esta remoção, chamado de “skimmer”, que pode ser de disco ou correia, por exemplo.

A importância de escolher óleo solúvel de alto desempenho

Para manter o óleo solúvel “saudável” por mais tempo nos tanques, é imprescindível começar com a escolha de uma solução de alta qualidade na hora de abastecer as máquinas.

Dê preferência a óleos solúveis capazes de garantir alta performance e contar com maior tempo de vida útil nos reservatórios. Disponíveis nas versões semissintético e sintético, os óleos solúveis da linha ME da Quimatic Tapmatic, por exemplo, contam com lubrificantes sintéticos de última geração, oferecem maior resistência ao apodrecimento e são isentos de nitrito, cloro, enxofre, compostos aromáticos e metais pesados.

Vale sempre lembrar que os benefícios proporcionados pelo óleo solúvel de qualidade e bem conservado são inúmeros. O produto minimiza o desgaste excessivo de ferramentas; evita que as peças apresentem acabamento inadequado; reduz a vibração, o ruído exagerado e os danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos. Outra função importante é ajudar na expulsão dos cavacos na operação.

Ah, e sempre que necessário recorra à assessoria prestada pelo fabricante do óleo solúvel, para assim garantir o devido controle e a qualidade da emulsão presente no reservatório de cada máquina.

Acesso ao curso gratuito

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre como aumentar a vida útil do seu óleo solúvel? Então, acesse gratuitamente a série de filmes da Quimatic Tapmatic para aprender na prática todos os métodos que vão manter o seu óleo solúvel em boas condições por muito mais tempo, aumentando assim a produtividade e reduzindo os custos na usinagem


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade