Quimatic Tapmatic > Características e vantagens do CRZ e Galvalum para galvanização a frio

Características e vantagens do CRZ e Galvalum para galvanização a frio

Galvanização como solução contra ferrugem

Neste texto você vai ver:

  • O que são os produtos galvanizadores da Quimatic Tapmatic.
  • Qual a diferença entre o CRZ e o Galvalum.
  • Quais normas técnicas estes produtos atendem.
  • Dados e testes de resistência.
  • Cuidados necessário para aplicação do CRZ e Galvalum.
  • Considerações importantes sobre o tempo de cura.

Tintas ricas em zinco e o que quer dizer CRZ:

Para garantir alta proteção galvânica a superfícies de ferro e aço, a Quimatic Tapmatic conta com dois produtos considerados referência no mercado por sua alta qualidade:  o CRZ e o Galvalum.

Os galvanizadores a frio da Quimatic Tapmatic são tintas ricas em zinco. Nas fórmulas, há uma combinação de alto teor de zinco com outros metais galvânicos e resinas selecionadas, que apresentam excepcional proteção contra a corrosão. Outro grande destaque é que os produtos só utilizam zinco com pureza de 99%. 

Esta alta pureza de zinco significa que o pó de zinco tem no máximo 1 % de impurezas, impurezas essas que não são metálicas e que se estiverem presentes acima de 1 % atrapalham a rede galvânica de proteção. Esse elevado índice de pureza garante uma maior fluidez de elétrons na rede de zinco, formando assim uma película com o mais alto grau de proteção anticorrosiva à superfície.

Para completar, a aderência ao metal ocorre por meio de uma fusão eletroquímica, intensificada pela tecnologia “Lectrol”, exclusiva tecnologia da Quimatic Tapmatic, que ativa a proteção catódica contra a ferrugem.

O que quer dizer CRZ

Lançado em 1994, o CRZ (Composto Rico em Zinco) foi a primeira solução voltada para a galvanização a frio fabricada no Brasil. Até então, as opções existentes eram todas importadas, o que implicava em altos custos e procedências nem sempre confiáveis. 

Com a nacionalização do produto, a empresa proporcionou para os consumidores de forma pioneira uma solução de alta qualidade, confiável e com valor acessível para a galvanização a frio. Com as mesmas propriedades, mas com coloração diferente, Galvalum foi lançado alguns anos depois, visando oferecer ao mercado um produto com cor similar à da galvanização a quente.

Atendimento a normas técnicas:

Vale lembrar que para uma boa galvanização, é preciso garantir alto teor de zinco na película seca. Este é o caso de CRZ e de Galvalum, ambos com teor de zinco acima de 60% após a secagem. Já a versão aerossol dos produtos vai além, respectivamente 85% para CRZ e 79% no caso de Galvalum.

Com o alto teor de zinco, a galvanização a frio da Quimatic Tapmatic é altamente eficaz, sendo equivalente na proteção contra corrosão a outros métodos de galvanização, como a galvanização a quente e a metalização, por exemplo.

O CRZ Spray atende à norma ABNT NBR 6223, que exige o mínimo de 85% de zinco na película seca. Já o Galvalum Spray, Galvalum Líquido e CRZ Líquido atendem à norma ASTM A 780, que exige um mínimo de 60 % de zinco na película seca.

Os produtos também atendem à norma americana ASTM A 780, que exige o mínimo de 60 % de zinco na película seca. Esta norma ressalta que, em testes de salt-spray, onde os produtos protegem as peças por mais de 1000 h sem corrosão, esse teor de 60% de zinco já é suficiente para garantir a proteção galvânica necessária.

Diferença entre os produtos

Coloração:

A grande diferença entre CRZ e Galvalum está na cor final do produto após a secagem. O CRZ fica com uma coloração cinza escuro fosca. Após a cura do produto, o consumidor tem a opção de deixar a superfície nessa cor original ou então pintar.

Já o Galvalum proporciona acabamento aluminizado, com uma cor muito semelhante à da galvanização a quente. É por esse motivo que Galvalum é utilizado por quem deseja alcançar uma cor semelhante à desse método de galvanização, tanto na pintura de peças inteiras como em manutenções e retoques.

Proteção e resistência

Intemperismo e resistência a temperaturas extremas:

Independentemente da solução escolhida, CRZ ou Galvalum, o usuário poderá contar com a certeza de contar com a melhor galvanização a frio do mercado. Uma vez seca, a galvanização a frio com CRZ ou Galvalum resiste a altas temperaturas, de 250°C contínuos a picos de até 400°C.

Em testes, os galvanizadores a frio da Quimatic Tapmatic comprovaram resistência excepcional contra a corrosão, passando mais de 1.200 horas no teste de corrosão em câmara de névoa salina (salt-spray). Estas 1.200 horas equivalem a cerca de 5 anos de proteção galvânica em situações de intemperismo extremo, como em regiões à beira mar, regiões de alta umidade, muito calor e muita incidência de sol e chuva. Outra vantagem é que, mesmo após esse período, sempre é possível retocar ou reaplicar com praticidade a galvanização a frio, garantindo a proteção contra corrosão de forma contínua.

Contato com solventes e produtos químicos:

Com a galvanização a frio oferecida pelos produtos da Quimatic Tapmatic, a superfície também se torna resistente ao contato com solventes orgânicos, entre eles querosene, aguarrás, gasolina, entre outros derivados de petróleo. Nenhum deles irá atacar ou remover essa camada protetora de zinco após a cura de 14 dias do produto na superfície.

Já no caso do contato com produtos químicos, a galvanização a frio também apresenta uma excelente resistência a soluções com pH entre 4 e 12. Mas é importante tomar cuidado com as soluções que estiverem fora dessa faixa, como explica no filme o químico Marcos Pacheco. Fora essas exceções, a galvanização a frio oferece excelente resistência às mais variadas condições climáticas, solventes, soluções químicas, urina e até sangue de animais, podendo durar muitos anos sobre a superfície.

Cuidados necessário para aplicação do CRZ e Galvalum

A preparação da peça que vai receber a galvanização a frio deve ser bastante cuidadosa para remover quaisquer sujeiras, corrosão ou oleosidade que estiverem sobre a superfície.

Superfície enferrujada:

A corrosão ou ferrugem, por exemplo, impedem a adesão adequada da tinta e do zinco ao substrato. A melhor forma de remover esses problemas é através do jateamento com granalha de aço, que  remove todos os contaminantes e deixa a superfície apenas no ferro ou aço, sem nenhuma impureza, e pronta para receber a galvanização. Outra opção é o lixamento, que pode ser feito manualmente ou com lixadeiras.

Entretanto, nem sempre é possível efetuar essas operações, seja pela falta de equipamento adequado, limitações impostas pelo ambiente e riscos para a segurança (faíscas liberadas por lixadeiras, por exemplo, podem causar incêndio e explosão em ambientes industriais).

Uma ótima e segura alternativa para a remoção de ferrugem é através da decapagem química, utilizando por exemplo o removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox, da Quimatic Tapmatic. Disponível nas versões líquida, para pequenas áreas e na versão em gel, para grandes áreas, o produto remove a ferrugem de forma rápida, sem exigir mão de obra especializada ou uso de quaisquer ferramentas. Além disso, a solução garante a fosfatização da superfície, tipo de película que não impede a proteção galvânica proporcionada por CRZ ou por Galvalum.

Vale ressaltar que – ao contrário de primer e de outros tipos de revestimento – a fosfatização forma uma ponte entre o zinco e o ferro. Ou seja, não impede a fusão eletroquímica do produto de galvanização a frio com o metal e nem passagem de elétrons do zinco para o ferro, que é uma condição necessária para a proteção galvânica da superfície.

Para a aplicação de Quimox, basta remover o excesso de ferrugem da peça com uma escova, aplicar o produto e aguardar a ação. Em poucos minutos, a ferrugem é removida e a peça pode ser limpa.

Superfície oleosa:

Na operação de limpeza e desengraxe da peça, é muito importante utilizar produtos que não irão deixar uma camada de gordura sobre a superfície. Esse risco acontece, por exemplo, quando se usa na operação solventes à base de petróleo, como querosene, gasolina ou aguarrás. O motivo é que essas substâncias não limpam nem desengorduram de fato, o que fazem é apenas trocar a gordura suja por gordura limpa. E a presença de gordura sobre a superfície irá impedir o zinco da galvanização a frio de se fundir realmente com o metal e isolar a passagem de elétrons do zinco para o ferro. Para uma limpeza realmente eficaz das peças, recomendamos o uso do desengraxante à base de água como o Quimatic ED SOLV para aplicações industriais de situações extremas de sujeira ou Tira Grude Desengraxante para aplicações domésticas, que irão desengraxar completamente a superfície, permitindo a adesão necessária do produto de galvanização a frio sobre o metal e a passagem de elétrons do zinco para o ferro.

Aplicação do CRZ e Galvalum

Homogeneização

Tanto CRZ quanto Galvalum já vêm prontos para uso, portanto não precisam ser diluídos. Um cuidado importante é sempre misturar bem a solução antes de aplicar. Afinal, como os produtos contam com alta quantidade de zinco, que é pesado, durante a estocagem o metal pode se depositar parcialmente no fundo da lata. 

O mesmo cuidado com uma boa mistura deve ser tomado com os galvanizadores na versão aerossol. Para isso, as latas desses produtos contam com uma esfera solta na parte interna, cuja função é facilitar a homogeneização. Nesse caso, as latas devem ser agitadas de acordo com as instruções de rótulo para que ocorra uma mistura perfeita da solução.

Na versão líquida, a aplicação de CRZ e de Galvalum pode ser feita com pincel, rolo ou pistola de pintura. Neste último caso, será possível diluir o produto na proporção de até 30% com o Facilitador de Aplicação da Quimatic Tapmatic. Vale lembrar que nunca se deve diluir os produtos de galvanização a frio da Quimatic Tapmatic com solventes alifáticos, como querosene, aguarrás ou thinner. Somente solventes aromáticos são recomendados para diluir o produto. Se não for usar o Facilitador de Aplicações, testar a compatibilidade do solvente com o produto antes de fazer a diluição.

No uso de pincel ou rolo, a aplicação da galvanização a frio é igual à de uma pintura comum. Deve-se passar o pincel ou rolo numa reta e depois no sentido transversal, para garantir uma camada uniforme. Como os produtos para galvanização a frio da Quimatic Tapmatic são muito fáceis de aplicar, o pincel ou o rolo correm bem, sem ficar “presos” na solução como acontece com produtos concorrentes de menor qualidade.

As versões aerossol de CRZ e Galvalum são ainda mais fáceis de aplicar. Após agitar bem as latas, basta direcionar o jato para a superfície a ser protegida, tomando cuidado para formar uma camada homogênea durante as demãos. Se sobrar algum produto, é preciso limpar o pescante antes de guardar a lata, para evitar assim o risco de entupimento. Veja detalhes no vídeo.

Considerações importantes sobre o tempo de cura.

Tanto a secagem de CRZ quanto de Galvalum são rápidas. Em cerca de 15 a 30 minutos – dependendo da temperatura do ambiente – a galvanização a frio já está seca ao toque.  Mas é importante aguardar cerca de 4 horas para aplicar outra demão. 

Para que a galvanização a frio tenha ótima resistência, o ideal é que a camada de zinco depositada sobre a superfície tenha ao menos 70 mícrons de espessura. Para alcançar essa medida, são indicadas 2 demãos de CRZ ou de Galvalum na versão líquida ou então 3 demãos no aerossol.

Tinta de acabamento:

Após a aplicação da última demão, também é preciso aguardar mais 4 horas se houver intenção de utilizar tinta de acabamento por cima da galvanização a frio. Atenção, essa tinta de acabamento não pode ser à base de água. Devem ser utilizadas tinta à base de solvente, como tinta esmalte, epóxi ou poliuretano.

Tempo necessário para fusão eletroquímica

Nos primeiros 14 dias após a aplicação da galvanização a frio e eventual tinta de acabamento, é necessário um cuidado extra para evitar atritos com a superfície. O motivo é que nesse período, o zinco ainda está se fundindo ao metal. E por esta razão, atritos, abrasão ou esfregões podem remover a camada protetora.  Após as duas semanas, a fusão do zinco estará completa, e a superfície torna-se resistente a abrasão.

Vale lembrar que aguardar os 14 dias não significa ficar sem utilizar a peça, ok? Ela pode ser utilizada normalmente, sendo inclusive exposta ao sol, à intempérie ou à maresia, pois essas condições climáticas não são capazes de remover a camada de galvanização a frio, já que não prejudicam a fusão do zinco.


Agora que você já sabe tudo sobre Galvanização e sobre galvanização a frio através dos produtos da Quimatic Tapmatic para aquisição do seu certificado clique no botão “certificado gratuito” para fazer um teste rápido e compartilhar nas suas redes sociais profissionais o conhecimento essencial para tratar problemas de ferrugem e corrosão com Galvanização.

Se você deseja voltar aos conteúdos anteriores, basta acessar a página de login do curso completo e navegar pelo menu de tópicos principais, basta clicar em: “Galvanização como estratégia contra ferrugem“.

Para lembrar, todos os produtos que você precisa para fazer o processo completo de tratamento da superfície e galvanização, veja a relação abaixo.

Quimox- Removedor de ferrugem ultrarrápido
Quimox Gel – Neutralizador de ferrugem
Tira Grude Desengraxante
Desengraxante Quimatic ED SOLV
Galvanização a frio CRZ
Galvanização a frio Galvalum

Se você é um profissional da indústria e deseja adquirir ou realizar testes com os produtos galvanizadores da Quimatic Tapmatic, acesse o nosso Whatsapp ou clique no botão abaixo para preencher o formulário e receber o contato de um dos nossos especialistas.


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade