Quimatic Tapmatic > Como corrigir falhas de fundição com a solda a frio Plasteel

Como corrigir falhas de fundição com a solda a frio Plasteel

As falhas em peças fundidas causam uma série de prejuízos, como atraso na produção, reprovação pelo departamento de qualidade, desperdício de material e, claro, retrabalho devido à necessidade de recuperação.

Certamente sua empresa já deve ter enfrentado este problema. Mas como resolver a questão? Na maioria dos casos, a resposta está no uso de Solda a Frio Plasteel para corrigir as falhas de fundição das peças.

O método proporciona praticidade, segurança e rapidez no reparo dos defeitos mais comuns de peças fundidas. Quer saber o porquê? Fique conosco, pois iremos explicar tudo em detalhes.

Veja os temas que iremos abordar. Neste post você pode clicar para ir direto aos seguintes tópicos ou continuar a leitura:

Vamos começar?

Os defeitos mais comuns em peças fundidas e porque eles acontecem

Infelizmente, falhas de fundição são bastante comuns, como cavidades (porosidades), trincas (rupturas e fraturas) e furos. De acordo com estudos científicos da Labmat, Laboratório de Materiais da UFSC sobre as propriedades de metais, há diversos motivos para que este problema ocorra, alguns deles são:

  • Folgas entre machos e moldes ou entre machos e machos
  • Rachaduras nas superfícies dos moldes
  • Temperatura de aquecimento muito alta
  • Grande quantidade de aglomerante na areia
  • Excessivo esforço durante a rebarbação e/ou na usinagem.
  • Entre outros.

Saber a causa dos defeitos facilita na tomada de ações preventivas contra o problema. 

Alternativas para a recuperação de peças de ferro fundido

Certamente tentar evitar que as falhas ocorram é o melhor caminho para garantir a produtividade durante a fundição. Mas como reparar de forma eficaz as peças que apresentarem falhas?

Para recuperar peças de ferro fundido, é comum que os fabricantes recorram principalmente a estas três alternativas:

Soldagem a quente – O método corrige diversos tipos de falhas em peças de fundição, mas tem limitações, pois são necessários eletrodos e técnica apropriada para realizar a solda no ferro fundido. As principais são: trabalho em altas temperaturas, geração de faíscas no ambiente (risco de incêndio ou explosão) e resfriamento lento no pós-soldagem.

Aplicação de resina com pó de ferro – Neste reparo, utiliza-se resina com pó de ferro para cobrir as falhas do ferro fundido na peça ainda quente. O problema aqui é que após a cura, ainda é necessário esmerilhar a peça e seguir com o acabamento, o que compromete o prazo de entrega ao cliente.

Soldagem a frio com Plasteel  – A aplicação de resina Plasteel com cura a frio confere alta resistência e praticidade ao reparo de falhas de fundição. Outro ponto positivo é que o trabalho pode ser realizado em qualquer ambiente na indústria (mas é preciso garantir que as peças estejam limpas), sem a necessidade de remoção de equipamentos para outros locais ou pontos de energia elétrica. Ou seja, economia de tempo e de mão de obra.

Porque a solda a frio Plasteel é a melhor alternativa para o reparo de peças fundidas

Como pudemos observar, a solda a frio Plasteel garante uma série de vantagens durante a recuperação de peças de ferro fundido. Além dos aspectos abordados anteriormente, há:

  • Segurança: a solda a frio não gera faíscas e, assim, não causa riscos de incêndios e explosões
  • Praticidade: ao contrário da solda quente, a solda a frio é fácil de aplicar e não requer a contratação ou a presença de um profissional especializado para o trabalho, como um soldador.
  • Preservação das características do metal: a solda a frio não expõe o metal a alterações de temperatura, assim não afeta as propriedades do metal.
  • Melhor acabamento e menos retrabalho: a solda a frio permite uma aplicação mais cuidadosa que a solda convencional, e assim, evita o retrabalho.O acabamento pode ser realizado no momento da aplicação. Caso seja necessário usinar, é possível realizar o acabamento em até 2 horas após a aplicação.

Naturalmente, para alcançar estes benefícios é preciso que você escolha produtos de alta qualidade, como os desenvolvidos pela Quimatic Tapmatic.

Vamos conhecer a linha?

Linha de solda a frio Plasteel, da Quimatic Tapmatic

Com dureza próxima à do aço e acabamento rápido, as soldas a frio Plasteel são fabricadas com matérias-primas da mais alta qualidade. Usináveis com precisão dimensional, os produtos são voltados para o reparo de falhas em peças de fundição, o que inclui desgastes, furos, trincas e cavitação. As resinas devem ser aplicadas em superfícies rígidas e limpas que permitam a ancoragem da solda a frio

Plasteel adere na maioria dos tipos de ligas metálicas. No caso de ligas especiais, consultar o departamento técnico da Quimatic Tapmatic.

Plasteel Massa 4:1 – O Composto de resina epóxi bicomponente com carga de aço Plasteel Massa 4:1 é fácil de preparar, aplicar e manipular. Recupera com precisão as dimensões originais de peças metálicas danificadas com desgastes, trincas, porosidades ou furos. Usinável em 2 horas, o produto garante dureza próxima à do aço e acabamento rápido.

 

 

Plasteel Rapid 1:1 – Massa epóxi bicomponente voltada para reparos emergenciais, permitindo que o equipamento reparado volte a trabalhar rapidamente. Extremamente fácil de aplicar em função de sua proporção de mistura 1:1, o produto tem cura rápida (em 20 minutos já apresenta mais de 90% da dureza total), dureza próxima ao aço, sendo indicado para furos pequenos devido ao curto tempo de aplicação (1 minuto).

 

Agora que você já conhece os produtos, confira o case de sucesso de uma fundição com a solda a frio.

 

Cliente ganha produtividade ao corrigir falhas de fundição com solda a frio

A solda a frio da Quimatic Tapmatic ajudou uma empresa de fundição a ganhar mais agilidade no reparo de peças fundidas.

A fundição produz polia fundida, corpo de bomba, corpo de válvula, forma para lingote, raspador de moinho de areia, entre outros. No processo, várias peças apresentam falhas.

Para que não voltassem ao forno, as peças ainda quentes eram reparadas com resina com pó de ferro. O problema é que após a cura, ainda era necessário esmerilhar a peça e seguir com o acabamento, o que comprometia o prazo de entrega ao cliente

Nossa equipe técnica apresentou à fundição a solda a frio Plasteel Massa 4:1. O produto foi aplicado na peça de um misturador de areia de fundição, que faz a raspagem dentro de um moinho.

Após a limpeza do local com álcool, foi aplicada a massa e com o mesmo álcool, realizado o acabamento. A aplicação neste caso é mais rápida, sem o cheiro forte da outra resina. Outro ponto positivo é que Plasteel dispensa acabamento com o uso de equipamentos.

Com o outro método (resina com pó de ferro), o tempo de cura costumava ser de 24 horas. Depois havia ainda o trabalho com esmerilhadeira para dar o acabamento final na peça. No total, esse processo levava em torno de 3 a 5 dias até a produção poder ser entregue ao cliente.

Já com Plasteel Massa 4:1 o tempo de cura é de 2 horas e é possível dar o acabamento ainda durante a aplicação. Para isso, basta utilizar álcool para deixar a peça acabada. Com esse processo a entrega fica entre 1 a 2 dias.

Ao utilizar Plasteel Massa 4:1, a empresa ganhou muito mais agilidade na recuperação de falhas de peças fundidas, ótimo acabamento e qualidade no produto final. Além disso, eliminou o problema de atrasos nas entregas aos clientes.

Gostaria de mais detalhes sobre as vantagens da solda a frio no reparo de peças com falhas de fundição? Entre em contato conosco. Nossa equipe técnica terá o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!

 

Leia mais:

Solda a frio da Quimatic Tapmatic recupera com vantagens rotor de bomba

https://www.quimatic.com.br/blog/2019/11/solda-a-frio-da-quimatic-tapmatic-recupera-com-vantagens-rotor-de-bomba-em-empresa-de-refino/

Empresa conserta vazamento em tubulações com auxílio de Plasteel Rapid

https://www.quimatic.com.br/blog/2013/07/conserto-vazamentos-tubulacoes-solda-a-frio-plasteel-rapid/


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade