Quimatic Tapmatic > Fenasucro & Agrocana 2023: saiba como foi a participação da Quimatic Tapmatic e as soluções apresentadas no evento

Fenasucro & Agrocana 2023: saiba como foi a participação da Quimatic Tapmatic e as soluções apresentadas no evento

A Quimatic Tapmatic contou com uma grande participação na Fenasucro & Agrocana 2023, realizada de 15 a 18 de agosto em Sertãozinho (SP). Em seu estande repleto de soluções ecologicamente corretas para a manutenção de equipamentos do setor sucroenergético, a empresa recebeu visitantes de todo o Brasil e também de diversos outros países.

Durante os quatro dias de feira, o público pôde conferir de perto soluções que ajudam o setor sucroenergético  a manter os equipamentos bem conservados e em funcionamento por muito mais tempo, garantindo assim alta economia para os produtores, usinas e demais empresas do segmento.

Há mais de 40 anos no mercado, a Quimatic Tapmatic é reconhecida por sua total responsabilidade socioambiental e constante investimento em novas tecnologias. Esses compromissos possibilitam o desenvolvimento de produtos inovadores, que muitas vezes se adiantam às demandas das empresas do país por desempenho conciliado à sustentabilidade.

Alguns dos destaques no estande foram: as resinas Plasteel, para a proteção e reparo de equipamentos; os protetivos da linha Agro para maior conservação de máquinas e veículos agrícolas; a bandagem emergencial Taperepair® para reparo de tubulações com vazamentos; além de soluções como limpa contatos elétricos, galvanização a frio, removedores e convertedores de ferrugem, entre outros produtos.

Confira de forma mais detalhada algumas das soluções apresentadas pela Quimatic Tapmatic na Fenasucro & Agrocana 2023:

Linha Plasteel

A linha de compostos de resina epóxi Plasteel permite que os equipamentos permaneçam em boas condições de uso por muito mais tempo. Os produtos proporcionam manutenção de qualidade a custo acessível e ajudam as empresas a evitar a compra de equipamentos novos de forma prematura. A economia, em alguns casos, pode chegar a 80% do valor do equipamento.

Fáceis de aplicar e altamente resistentes após a cura, os produtos da linha Plasteel preenchem trincas e furos de equipamentos, devolvem os formatos originais das peças e formam uma nova camada protetora sobre bombas, válvulas, roscas transportadoras, entre outros equipamentos metálicos (inclusive de aço inox) de alto valor agregado. 

Além do uso na manutenção corretiva, Plasteel também é bastante utilizado em equipamentos novos, como uma camada de sacrifício que mantém as superfícies originais protegidas da corrosão por ataque químico e altas temperaturas, e desgastes por abrasão ao longo de toda a safra.

A novidade da linha Plasteel é a solda a frio Plasteel Titanium – composto epóxi bicomponente reforçado com titânio. Completamente usinável após 1 hora, o produto permite que empresas fiquem com máquinas paradas por menos tempo e, assim, contribui para o aumento de produtividade. Plasteel Titanium é resistente à compressão (de até 103 Mpa), a elevadas temperaturas (de 175°C constantes a picos de 200°C) e ao ataque químico (não enferrujando em contato com estas soluções). Não inflamável e livre de componentes orgânicos voláteis (VOC), o produto é certificado pelo Instituto Bureau Veritas, assim como todos os outros produtos da linha Plasteel

Taperepair® – Bandagem Industrial para reparo imediato em tubulações. 

Fácil de aplicar e muito resistente, Taperepair® permite reparar vazamentos em tubulações de forma rápida e segura, garantindo às indústrias do setor bioenergético voltar às atividades no menor tempo possível até o momento adequado para a parada das máquinas e reparo definitivo da estrutura . O reparo é realizado em até 5 minu­tos, com cura funcional em 30 minutos.

Não inflamável, o produto é indicado para uso nos mais diversos tipos de tubulações: metal, aço inox, PVC, cobre, fibra de vidro, concreto, cerâmica, poliéster, etc. Após a secagem, alcança dureza de 70 shore D (semelhante ao plástico), suporta pressão de até 27 bar ou 400 psi (com picos de 148 bar / 2175 psi) e resiste a temperaturas de até 150°C com picos de 200°C.

Linha de Protetivos

A Quimatic Tapmatic disponibiliza para o setor bioenergético uma completa linha de protetivos, com destaque para o Protetivo Agro nas versões Alto Brilho e Super Proteção.

O Protetivo Agro Alto Brilho protege as máquinas agrícolas da corrosão ao mesmo tempo em que as deixa com excelente acabamento. Ao ser aplicado, o produto forma sobre a superfície uma película semissecativa brilhante e transparente que deixa os equipamentos com aparência de novos por muito mais tempo.

Ecologicamente correto, não agride o meio ambiente e, por isso, não precisa ser removido durante o trabalho da máquina no campo. O produto já vem pronto para uso, é fácil de aplicar e destaca-se ainda por não atacar a pintura, borracha, plástico ou vidro dos equipamentos.  

Já o Protetivo Agro Super Proteção forma sobre as máquinas uma película cerosa secativa antiestática, que é altamente resistente à chuva e ao sol. O produto repele a poeira, garante a proteção contra a corrosão por longos períodos. Também é aprovado em “Teste de Repelência a Roedores”. Isso significa que além de melhorar o aspecto visual do equipamento e conferir excelente proteção anticorrosiva, ajuda ainda a proteger fiações e conexões sujeitas ao ataque de roedores que danificam esses componentes e se tornam parte muito onerosa da manutenção.

Além da linha Agro, a Quimatic Tapmatic conta também com os Protetivos 10, 20, 30 e 40. Confira detalhes das soluções nos links.

Galvanização a frio

Pioneira na fabricação de produtos nacionais para galvanização a frio, a Quimatic Tapmatic destaca no evento os produtos CRZ e Galvalum. Referências de mercado, ambos utilizam zinco com pureza de 99%, o que garante proteção extremamente resistente.  Enquanto CRZ proporciona galvanização na cor cinza escuro fosca, Galvalum oferece coloração aluminizada, semelhante à da galvanização a quente.

Entre as diversas vantagens proporcionadas pela galvanização a frio estão a possibilidade de aplicação in loco, ou seja, sem perda de tempo com remoção dos equipamentos do local e gastos com transporte; facilidade de aplicação, por não exigir mão de obra especializada; além de alta segurança.

Linha Elétrica

Cada vez mais as empresas brasileiras precisam encontrar soluções para combater o desperdício interno de energia elétrica e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança de suas instalações. A Quimatic Tapmatic disponibiliza uma completa linha de produtos que garante mais segurança e qualidade à manutenção elétrica, confira:

Limpador de Contatos Elétricos de Ação Imediata: Destinado à limpeza de contatos elétricos que não estejam energizados, possui secagem rápida e eficaz para a limpeza de sujeira, poeira, umidade, oleosidade e fluxo de solda, sem deixar resíduos sobre o contato após a aplicação.

Limpador de Contatos Elétricos Não Inflamável: Com a mesma função do anterior, tem o diferencial de evitar acidentes, caso o equipamento seja ligado antes da evaporação completa do produto, já que ele não provoca chama ou explosão numa tensão de até 2000 Volts.

Fita Isolante Líquida: Isolamento elétrico para até 6500 Volts, com a vantagem de moldar-se a superfícies e fios, impermeabilizar e não propagar chama em estado seco. Facilmente aplicada em componentes elétricos com formatos irregulares.

Tratamento de Superfícies

A Quimatic Tapmatic tem em seu portfólio diversas opções de produtos que limpam, conservam e preparam as superfícies metálicas para novos usos ou recebimento de tintas e acabamentos:

Remoção de Ferrugem

QuimoxO decapante químico ultrarrápido para metais ferrosos remove a ferrugem e desoxida superfícies de metais ferrosos. É indicado para limpeza de pequenas áreas e preparação de superfícies metálicas para pintura por decapagem química e fosfatização. O método muito mais prático e rápido para remoção da ferrugem descarta esforços físicos e custos com remoção através de métodos abrasivos. Substitui o jateamento ou o lixamento, elimina oleosidade e limpa e ativa superfícies. Utilizado através de imersão da peça ou aplicação com pincel.

Conversão de Ferrugem

PCF – Converte a ferrugem em um fundo protetor para receber tinta de acabamento. Assim, substitui o jateamento ou lixamento na remoção de ferrugem em grandes áreas ou em áreas de risco e pode receber tinta à base de esmalte sintético, epóxi ou PU. Entre outras aplicações, pode ser utilizado em estruturas metálicas, portões, escadas e cercas, fácil e prático de ser aplicado, sua ótima consistência evita perdas por escorrimento. A aplicação de PCF minimiza o trabalho e o custo da remoção da ferrugem e também impede que exista ferrugem debaixo da pintura de acabamento realizada.

Limpeza de Metais

O portfólio da Quimatic Tapmatic conta com três opções de produtos indicados para a limpeza e remoção de ferrugem, oxidação, manchas e sujeira incrustada de superfícies em aço inoxidável da série 300 (austeníticos). As soluções aceleram a autoapassivação (processo que devolve a camada superficial de proteção do aço inox) e por não conter ácido nítrico na fórmula, não mancham as superfícies e assim preservam a estética das peças.

  1. O Limpa-Inox é a opção na forma líquida, sendo ideal para a limpeza de peças por imersão ou para aplicação com pincel, pano, borrifamento ou outro método compatível em superfícies na posição horizontal. 
  2. Já o Limpa-Inox Gel, como não escorre, é indicado para superfícies irregulares, inclinadas ou na vertical, oferecendo maior rendimento. 
  3. E o Limpa-Solda-Inox tem composição balanceada de ácido inorgânico em forma de gel que não mancha, sendo ideal para limpeza de cordão de solda na posição vertical, inclinada ou com aspecto irregular. 

Além dos produtos citados, a Quimatic Tapmatic conta com dezenas de outras soluções ecologicamente corretas para a manutenção industrial. A linha é composta por mais de 40 itens, entre eles desengraxantes à base de água, óleos solúveis, fluidos de corte, e muito mais.


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade