Quimatic Tapmatic > Norton e Quimatic apresentam webinar sobre tratamento em aço inoxidável

Norton e Quimatic apresentam webinar sobre tratamento em aço inoxidável

Dois grandes fabricantes, Norton Saint-Gobain e Quimatic Tapmatic, se uniram para oferecer um webinar imperdível sobre métodos e técnicas para tratamento de superfície em aço inoxidável.

E se você perdeu o evento ao vivo, não se preocupe, no vídeo abaixo você terá acesso a todo o conteúdo gravado para assistir no melhor momento.

O evento online focou nos principais tópicos:

  • Conceitos sobre o aço inoxidável e suas propriedades
  • A importância da passivação do aço inoxidável
  • Quais métodos possibilitam a limpeza e acabamento neste metal
  • Cuidados e formas de avaliar o melhor método para cada situação

Perguntas e Respostas

Recebemos durante as inscrições e ao vivo diversas perguntas técnicas que foram respondidas pelos especialistas da Norton e Quimatic. E todas estas questões estão disponíveis para você na listagem abaixo:

CARACTERÍSTICAS DO AÇO INOXIDÁVEL

Qual é a liga base dos materiais inoxidáveis?

A liga é composta por Ferro + Carbono + Cromo

Existem métodos que ajudem a identificar as séries do aço inoxidável?

Uma forma prática de identificar é que as séries 400 e 500 são ferromagnéticas, enquanto a série 300 não é. Então se for feito este teste simples com imã e não grudar, pode ter certeza que o aço é da série 300. Já para identificar a diferença entre os aços das séries 400 e 500 fica mais difícil.

As diferentes séries de aço inoxidável são obtidas através da composição do metal ou dos processos de fabricação?

Ambas as coisas. As diferentes séries de aço inox têm a ver com a composição de ferro, carbono, cromo e de alguns outros metais presentes em determinadas percentagens. A série 300, por exemplo, além de uma alta concentração de cromo, conta também com uma participação interessante de níquel e algumas ligas possuem tungstênio, titânio, manganês e outros metais. Já quanto à fabricação, há estruturas de corpo centrado e de face centrada. Ou seja, dependendo da estrutura as propriedades do aço inoxidável, variam no que diz respeito a dureza, maleabilidade, tenacidade, etc. Então a diferença entre as séries de aço inox deve-se a uma combinação de como foi feita a estrutura do metal e também de quantos % há de cada um dos metais na composição da liga.

PASSIVAÇÃO

Por que é necessária a passivação do cordão de solda do aço inoxidável?

A passivação é responsável pela restauração imediata da camada de óxido de cromo, impedindo assim que ocorram problemas na superfície, como retorno de corrosão. Como os metais da superfície e do arame da solda são diferentes, cria-se um potencial galvânico corrosivo que dificulta a autopassivação, levando a região ao redor do cordão à corrosão. A limpeza com o decapante químico quebra esse potencial galvânico corrosivo e induz à passivação.

Com a aplicação de produtos químicos (decapantes) na superfície da chapa de inox, não fragilizo a superfície da chapa?

A camada removida é muito pequena (apenas alguns mícrons) e a passivação regenera a camada de óxido de cromo. Portanto, não ocorre fragilização da superfície.

Assim como acontece com os produtos químicos, o processo mecânico também induz a passivação, neste caso com a geração de calor dos discos (calor e fator umidade).

SOLDA

Por que existe um produto químico específico para limpeza de solda no inox?

Porque no cordão de solda além de depósito de sujeira, incrustação e corrosão por pits, ainda há o problema da carbonização pelo aquecimento e queima da solda (ZTA – zona termicamente afetada). Portanto, para que a limpeza seja mais rápida e eficiente, é preciso usar um produto mais forte do que o recomendado para limpeza de superfícies, o que é o caso do Limpa Solda Inox Não Mancha e do Limpa Solda Inox Ação Rápida.

Pode-se utilizar o produto em qualquer tipo de solda: mig, tig ou eletrodo?

Sim, a única restrição é que o aço inox tem que ser austenítico da série 300. Caso não tenha certeza desta informação, indicamos testar o produto em uma área pequena.

Já o abrasivo pode ser usado em qualquer série e solda também caso haja alguma necessidade.

Soldo peças de aço inox AISI 304 com arame de solda EC CastoMIG 308 LSi, e a superfície da peça apresenta um acabamento “feio marrom”. Minha dúvida, o material do arame está correto? Qual o melhor produto para corrigir essa superfície?

Quanto mais próxima for a composição do arame de solda à composição da chapa a ser soldada, menos problema de corrosão galvânica haverá. Agora, sabemos que a composição nunca será exatamente a mesma, já que as propriedades da chapa e do arame são diferentes (em termos de dureza, maleabilidade, ponto de fusão, etc.), sempre haverá em maior ou menor grau problema de corrosão galvânica e sempre será preciso a limpeza do cordão e da zona termicamente afetada. Portanto, para limpeza química, indica-se o Limpa Solda Inox Não Mancha. E com processo mecânico, o ideal é o Disco Blaze, que é feito com grão cerâmico com poder de corte, oferecendo maior remoção que um disco de carbeto de silício

Quando a corrosão é causada pelo contato com outro metal, quais produtos podem combater ou evitar o problema?

A corrosão causada pelo contato com outro metal acontece muito no caso de solda, pois sempre que se coloca metais diferentes em contato, ocorre uma reação eletroquímica de transferência de elétrons.

No caso do cordão de solda, depois de ter sido feita a limpeza com Limpa Solda Inox, uma boa opção é proteger a superfície com galvanização a frio, com os produtos CRZ ou Galvalum, logo que a solda esfriar. A galvanização a frio tem alto teor de zinco, que cria um potencial galvânico que neutraliza o potencial galvânico corrosivo gerado pelo material do cordão de solda.

No caso do ferro, o contato com outro metal como a solda leva o ferro a perder elétrons e reagir com o oxigênio, o que dá início à corrosão e ferrugem.  Para remover a corrosão ou ferrugem de aço ou ferro, a Quimatic Tapmatic disponibiliza os removedores de ferrugem rápidos Quimox e o Quimox Gel

Se for utilizada uma limpeza mecânica, será preciso também avaliar a corrosão primeiro para que possa ser definido o material que será usado. No caso de uma corrosão profunda, a Norton indica um Flap Disc, se for um média, o disco Blaze e se for uma superficial, o Disco Vortex.  

Após a solda, qual o tempo máximo para fazer o tratamento da superfície?

É claro que quanto mais rápida for a limpeza, melhor o resultado, mas não existe um tempo máximo para que a limpeza seja realizada, pois qualquer dano à superfície dependerá também do ambiente onde ela se encontra.

Qual processo de recuperação de inox em casos de contaminação? Quais os discos indicados para inox superduplex?

Se for preciso fazer algum tipo de corte, indica-se o AR332 e para a recuperação da superfície contaminada utilizar o Vortex, Blend e Polish.

A limpeza química promove a limpeza dos contaminantes também, já que remove uma camada superficial do inox, por decapagem, removendo junto os contaminantes.

Sobre contaminação de peças em inox, em razão de processo de abrasão: Há solução química que restaure a contaminação ou a peça é condenada? Como identificar tal contaminação no dia a dia de uma caldeiraria (por exemplo)?

Sim, a limpeza química pode remover a contaminação e restaurar a peça. A indicação da contaminação ocorre pelo aparecimento de corrosão, manchas, incrustação, etc.

Qual a melhor maneira de evitar a contaminação do aço inox durante a operação?

Após a limpeza química, deve-se lavar bem a superfície para remover os resíduos deixados pelo produto, que saem facilmente com água. E no processo mecânico, utilizar discos que sejam indicados para inox e usar somente nesse tipo de material, pois caso use em qualquer outro tipo de material sem ser o inox, pode haver contaminação.

Quais materiais contaminam a camada passiva de Inox? Como funciona a contaminação, e como evitá-la?

Material particulado da atmosfera que se deposita na superfície e vapores químicos presentes no ar podem se depositar na superfície e interagir com a camada passiva, incrustando na superfície e contaminando-a, trazendo problemas de corrosão por pit. Para evitá-las é necessária uma rotina de manutenção e limpeza para manter a superfície renovada. E para maior vida útil, indica-se o uso de produtos químicos que ajudarão a superfície a recuperar a camada passiva.

Qual o melhor abrasivo para inox e para aplicações em Super Duplex?

Tudo vai depender de como o metal foi contaminado e de como está a superfície. Por exemplo, se você precisar de um disco para corte, nós indicamos o AR332 que é um disco ideal para inox. Com 100% de não contaminação, toda a composição química deste disco é bem mais garantida para o trabalho em inox. Caso tenha que fazer alguma recuperação em superfície, a Norton tem a linha de Blend, que é o Vortex, o Blend e o Rapid Polish. Estes produtos irão fazer a recuperação do material. O Rapid Polish, juntamente com as pastas, é ideal para o caso de se precisar de um acabamento espelhado.

Qual o melhor abrasivo para inox?

O ideal, antes de qualquer trabalho a ser realizado em Inox, é avaliar se existem produtos próprios para uso em aço inoxidável durante a etapa que estiver, como corte, desbaste, limpeza e afins, e se possuem componentes que causam contaminação na superfície durante o seu uso, assim evita-se retrabalho na peça obra. Dentro da linha

ACABAMENTO

Quais os tipos de acabamento indicados para o aço inoxidável?

A Quimatic Tapmatic e a Norton Saint-Gobain indicam dois tipos de acabamento para o aço inoxidável. O químico, que trará de volta a superfície original do aço inoxidável. 

E o mecânico poderá proporcionar um acabamento escovado, sanitário e espelhado.

Qual a importância do tratamento químico no inox antes ou durante a aplicação de abrasivos para polimento?

O tratamento químico é importante para recuperação da camada passiva. Se for para corrigir defeitos e imperfeições, usar o mecânico primeiro e depois o químico para decapar e passivar rapidamente. Agora, se o objetivo for limpar e dar polimento, então usar o químico primeiro, para limpar e passivar e depois o mecânico para dar polimento, pois nem sempre o produto químico deixará a peça brilhante uniformemente, isso varia de acordo com a liga e tipo de limpeza.

A limpeza mecânica entra em alguns lugares onde a química não alcança e vice-versa. Com a combinação dos dois tratamentos, ganha-se em produtividade, sempre respeitando as normas de segurança.

Qual o acabamento que poderia ser feito no lugar do gel decapante?

Se for usado o Limpa Solda Inox Gel Não Mancha e a solda for bem feita, não há necessidade de usar nenhum acabamento mecânico sobre a superfície; agora, caso contrário pode-se fazer o polimento com as fibras indicadas pela Norton.

Caso a solda tenha alguma imperfeição e não haja necessidade de um nivelamento ou acabamento, indica-se a escova de aço. Mas se for preciso fazer um nivelamento e um processo de acabamento, o indicado é o disco Blaze e para o acabamento a linha Rapid Blend.

Quais os processos de recuperação de chapas escovadas de aço inoxidável em elevadores?

Elevadores geralmente não são fabricados com inox da série 300. Portanto, não é recomendada a limpeza química e deve ser recuperada por processos mecânicos (limpeza e polimento). Agora se, porventura, as chapas escovadas forem feitas de aço inox da série 300, então a recuperação pode ser feita com o Limpa Inox Gel, que removerá corrosão, manchas, sujeiras incrustadas, restaurando o aspecto de novo da superfície escovada. Para um processo de recuperação em chapas de elevadores por processo mecânico, indica-se o disco Vortex e para retirar os movimentos circulares do disco, pode ser utilizada a fibra cinza para uniformizar a chapa e dar a aparência de escovado.

Que produtos substituem o eletropolimento?

O polimento sempre vai ser mecânico. Então indicamos o uso da linha Rapid Polish, em conjunto com as 3 pastas de polimento da Norton, garantindo assim um polimento e acabamento de alta qualidade.

Quais as fases do polimento?

Para obter um polimento, é preciso fazer toda uma preparação da superfície. Falando novamente da linha Rapid Blend, sempre indicamos usar Vortex para retirar os riscos, sequencialmente entrar com disco Rapid Blend para um acabamento acetinado, que é um pré-polimento. Depois, entrar com o disco de feltro Rapid Polish e também aplicar os sequenciais das pastas: marrom para tirar os riscos, branca que é a pasta de corte, e depois a azul, que é espelhada e faz o acabamento do inox.

Como fazer um polimento em inox?

Para um processo de polimento adequado, há 4 passos a serem seguidos:

Na preparação da superfície, usando um Flap Disc junto a uma esmerilhadeira, faça as correções de nivelamento na peça obra como: rebarbas, respingos de solda, carepas e afins.  Utilize grão 60 para uma remoção pesada e o grão 120 do Flap Disc para uma remoção e uniformização mais leve. Após a uniformização da peça, usar os discos da Linha Rapid Blend e para uma preparação de superfície o uso do disco Vortex. Para um pré-polimento, utilize o disco Blend e para um acabamento polido e espelhado o uso do disco Rapid Polish, bem com o uso combinado das pastas para polimento até chegar ao acabamento desejado.

Como podemos fazer um polimento perfeito na solda, apenas utilizando produtos Norton?

Pode ser feito com os flaps para nivelamento da solda ou o Blaze para uma solda não tão grosseira. Após o uso do disco Vortex, Rapid Blend e Rapid Polish para dar um brilho. Para o acabamento espelhado, utilizar as pastas Marrom, Branca e Azul

Quais são os produtos indicados para acabamento de aço inoxidável?

Os produtos indicados para limpeza de aço inoxidável são o Limpa Inox, o Limpa Inox Gel, Limpa Solda Inox Não Mancha e o Limpa Solda Inox Ação Rápida. Se não for aço inoxidável (for somente ferro e aço), são recomendados o Quimox ou o Quimox Gel.

Como fazer polimento com processo de lixamento com cinta?

O ideal é utilizar cinta de Non Woven (fibra abrasiva ) de acordo com o acabamento desejado .As cintas fazem desde a homogeneização da peça , rebarbação, preparação e polimento de superfícies.

Fazemos escovamento utilizando lixadeira de cinta. Qual a lixa que vocês indicam para o escovamento? E vocês têm alguma lixa para fazer o polimento?

Para lixamentos são as lixas Norax, que são grãos microgrãos abrasivos  em  múltiplas fileiras  tridimensionais, oferecendo assim uma performance superior aos grãos convencionais e também Cinta de Non-Woven (Cintas de fibras abrasivas), que fazem desde a unificação de superfície até o polimento, deixando o acabamento uniforme.

E quais os produtos para acabamento de aços inoxidáveis shi e sigma?

Se for aço inoxidável duplex, da série 300, a limpeza ocorre da mesma forma que dos anteriores, pois é só uma questão estrutural do aço inox.

DÚVIDAS GERAIS

Produtos decapantes para limpeza em inox são somente para uso industrial?

Estes produtos são mais de uso industrial e não são vendidos em lojas de home center, apenas em lojas de produtos industriais. Agora nada impede que usuários domésticos visitem essas lojas e comprem os produtos para usarem. Um dos grandes cuidados é que os equipamentos domésticos geralmente não são fabricados com aço da série 300, e aí existe o grande risco do produto químico manchar ou atacar a superfície.

Porém, temos alguns casos de consumidores que utilizaram os decapantes da Quimatic Tapmatic em escapamentos de carros e motos, que são de aço 300 ou de aço cromado ou niquelado, e alcançaram ótimos resultados.

No caso de uso doméstico, recomendamos sempre testar antes em um canto do aço inox para ter certeza que o decapante não vai manchar o equipamento/eletrodoméstico.

Qual a diferença entre utilizar o Limpa Inox Gel e o Limpa Solda Inox?

Na solda ocorre a carbonização por causa de alta temperatura e queima, então o ideal é utilizar o Limpa Solda Inox porque o produto tem maior potencial para remover a carbonização. Neste produto temos duas opções: Limpa Solda Inox Não Mancha, para a necessidade de melhor acabamento, e Limpa Solda Inox Ação Rápida, quando o foco é rapidez e produtividade.

Já no caso de superfícies ou de emendas que não foram feitas com solda, sempre é melhor usar o Limpa Inox Gel, por que o produto vai limpar a superfície (que dificilmente terá carbonização), deixando-a o mais perto possível da aparência original, sem provocar manchas e sem trazer alterações estruturais na superfície.

Gostaria de saber sobre ferrugem, flaps e disco de corte.

A ferrugem ocorre quando o ferro entra em contato com o oxigênio, formando óxido de ferro, que é a ferrugem. Já o aço inoxidável não enferruja, em função do cromo que existe na composição e que forma uma camada de óxido de cromo na superfície (que protege o ferro da oxidação), mas é possível ocorrer corrosão quando essa camada passiva de óxido de cromo é removida (como na limpeza, por exemplo) e não é recuperada rapidamente.  Não é indicado o uso de discos de corte e flaps para remoção de ferrugens. O ideal é utilizar o disco próprio para remoção, Strip Disc, junto a uma esmerilhadeira para realizar o trabalho.

Usamos o limpa-solda inox (azul) e efetuamos limpeza dentro do prazo que indicam, mas mesmo assim em algumas peças ficam amareladas. O que pode estar ocorrendo?

Os nossos produtos são indicados para aços inoxidáveis austeníticos da série 300. O amarelamento é causado pela presença de ácido nítrico na composição dos produtos para limpeza de solda quando o aço inox não for dessa série; agora se a limpeza for de superfície e for feita com o Limpa Inox Gel, que é isento de ácido nítrico, provavelmente não haverá o amarelamento.

Trabalho com peças em inox e uso alguns produtos da Quimatic. Gostaria de saber quais são todos os componentes em que posso trabalhar, para limpeza e restauração das peças em geral em inoxidável

A Quimatic Tapmatic tem diversas soluções, seu uso vai depender de que o aço inox seja da série 300 e de qual for a sua necessidade.  Para tratamento de superfícies sujas ou incrustadas, indicamos a linha Limpa Inox, que não contém ácido nítrico na composição e não vai manchar a superfície.

Limpa Inox Líquido – para limpeza de peças por imersão; Limpa Inox Gel – para limpeza de superfícies verticais ou onde deseja ter maior controle de aplicação; Para limpeza de cordões de solda e zonas termicamente afetadas, indicamos o Limpa Solda Inox Não Mancha ou Limpa Solda Inox Ação Rápida.

Já para a limpeza mecânica, a Norton tem a opção da escova de aço, dependendo de como for a superfície: plana, irregular ou cantos para limpeza em cordão de solda. Para uma unificação de solda há o disco Blaze e a Linha Rapid Polish, juntamente com os discos Vortex, Blend e Polish.

Qual o melhor produto para tratamento de câmaras de autoclaves a vapor?

Se o autoclave for da série 300, a recomendação é limpeza com Limpa Inox Gel. Para uma limpeza mecânica, há a opção do uso de cinta de Non Woven.

Norton podemos indicar os seguintes itens: Se o trabalho a ser realizado é corte, indica-se o disco de corte Super – AR332. Para o desbaste pesado há o Super-BDA630. Caso seja um desbaste mais leve, o indicado é Flap Disc Evolution R822. Para as demais etapas, como remoção de oxidações e limpeza de superfícies, há o Strip Disc e o Blaze, além do Vortex, da linha Rapid Blend. Na etapa de preparação e acabamento de superfícies em Inox, indica-se o Rapid Blend e o Rapid Polish.

Qual o melhor produto para tratamento de câmaras de autoclaves a vapor?

Se o autoclave for da série 300, a recomendação é limpeza com Limpa Inox Gel. Para uma limpeza mecânica, há a opção do uso de cinta de Non Woven.

Norton podemos indicar os seguintes itens: Se o trabalho a ser realizado é corte, indica-se o disco de corte Super – AR332. Para o desbaste pesado há o Super-BDA630. Caso seja um desbaste mais leve, o indicado é Flap Disc Evolution R822. Para as demais etapas, como remoção de oxidações e limpeza de superfícies, há o Strip Disc e o Blaze, além do Vortex, da linha Rapid Blend. Na etapa de preparação e acabamento de superfícies em Inox, indica-se o Rapid Blend e o Rapid Polish.

Como realizar pintura de identificação em linhas de inox que já foram limpas?

Não há diferença em realizar o processo de pintura de identificação se a superfície já tiver sido limpa com produtos químicos, é como se tivesse marcando sobre uma superfície nova. Mas é importante seguir o passo a passo indicado no rótulo do produto, no qual é indicado o enxague e enxugamento da superfície após a passivação.

Como remover a oxidação em aço escovado?

Pode ser feita a limpeza química com Limpa Inox Gel, que deve remover a oxidação sem afetar a aparência do aço escovado.

No caso de limpeza mecânica, a Norton indica o disco Vortex para remoção da oxidação, e a fibra cinza para remover as marcas circulares do disco, e para que possa ser feito manualmente o acabamento final do escovado.

LEIA TAMBÉM:


SAC: 55 (11) 3312-9999
sac@quimatic.com.br
Copyright © 2011-2018 TAPMATIC Todos os direitos reservados. - Política de Privacidade